segunda-feira, janeiro 26, 2009

A questão religiosa na nova Constituicão da Bolívia


Mapa Bolívia

Estados da Bolívia

João Cruzué

O Projeto de reforma constitucional do governo de Evo Morales,foi referendado no último domingo, 25.05.2009. Ele trouxe uma mudança significativa na relação Igreja-Estado, pois pela nova constituição o catolicismo deixou de ser a religião oficial do Estado. A Bolívia passou a ser laica.

O texto da reforma constitucional referendada ontem, traz outras novidades. Ele inseriu albumas abordagens que indiretae sutilmente estão relacionadas com aborto e casamento homossexual. A reforma estabelece o "direito à vida", sem especificar se ele tem início desde o momento da concepção, uma porta para a aprovação do aborto no país. O texto também fala em "direitos sexuais e reprodutivos" sem especificar do que se trata. E a definição de "família" na nova constituição ficou ambígua; uma brecha para o casamento entre homossexuais.

Entre os motivos da propalada recusa da oposição em aceitar o novo texto conscitucional, mesmo depois de ter sido referendado, pode estar a insatisfação da Igreja Católica que perdeu poder na Bóliva em favor da religiões indígenas.

Fonte: pesquisa na Internete


.

Nenhum comentário: