terça-feira, janeiro 27, 2009

O dia da prestação de contas

Jesus tentation
Jesus orando no deserto
João Cruzué

Accountability é uma palavra inglesa que não encontra um vocábulo correspondente na língua portuguesa; significa mais ou menos o ato ou dever de prestar contas de alguma coisa recebida que não é de nossa propriedade. Um atributo positivo no caráter de uma pessoa, de uma liderança e principalmente de um cristão. O que vai acontecer quando o SENHOR dos mordomos voltar, e "conhecer" a a real situação da Igreja em nossos dias? Eu não tenho boas notícias para dar.

E disse o SENHOR: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá. Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. Lucas 12:42 a 45.

Parafraseando alguns pastores sábios que usam uma linguagem bem humorada para dizer uma verdade de forma direta: Aqui no Brasil não existem problemas de 'accountability', mas lá "fora" isso acontece muito. Então vou relatar casos que acontecem "lá fora", mas que graças a Deus no Brasil "não" tem.

E nada melhor para ilustrar o texto que um "causo" muito conhecido entre as pessoas do interior de onde vim. Um dos muitos causos contados sobre Jesus e São Pedro.

Conta-se que Jesus e Pedro estavam viajando e certa tarde aproximaram-se de uma casa muito humilde. Desejando passar à noite e com fome decidiram bater na porta. Um homem muito simples, sozinho e triste abriu-a. Pediram pousada e alguma coisa para comer. Aquele homem saiu ao terreiro para pegar algo para servir aos hóspedes. Ele tinha apenas uma galinha e dois frangos. Trouxe um deles, cozinhou e serviu. São Pedro ficou admirado da generosidade daquele homem. Cearam, dormiram e no outro dia seguiram viagem.

--SENHOR, não podemos ir embora sem abençoar este homem. Ele é muito humilde, pobre, generoso, não pensou duas vezes em nos servir uma de suas poucas aves. O Senhor precisa abençoá-lo.

--Pedro, Pedro! Está julgando só pelas aparência. Ainda é muito cedo para dizer se ele é tão virtuoso assim. Sinto que se orarmos para sua prosperidade, ele vai deixar de ser gentil, humilde, generoso, muito em breve.

--SENHOR, não poderia estar enganado? Como pode um bom homem como este se transformar do vinho para a água, só por causa de uma benção? E assim Jesus , para agradar São Pedro, orou e abençoou o homem humilde, pobre, sozinho e triste que morava numa casinha feia. E o tempo passou, e passou.

E também por ali passaram muitos anos depois, Pedro e Jesus. Em lugar da casinha feia, havia uma fazenda enorme, assobradada, com alpendre, varanda, jardins e muitos quartos. No terreiro não havia apenas muiitas galinhas, como aves de todo tipo e bois, carneiros e cavalos em verdes pastagens. O abençoado não estava mais só. Tinha família: uma esposa linda, filhos, filhas, e muitos empregados.

Tão logo avistou dois viajantes vindo com certeza para pousar em sua casa, o antigo moço humilde gritou para um empregado: "Fulano! Veja o que querem aqueles dois vagabundos! Pelo jeito vão querer comida e pousada de graça." Não vou contar o resto, pois você já deve ter ouvido contar sobre a segunda "recepção" de Jesus e São Pedro na fazenda deste homem. A ceia só chegou lá pela meia noite e Pedro levou duas surras de chicote. Uma no canto e outra na beirada. No outro dia com muitos vergões Pedro comentou com Jesus: "O senhor estava certo sobre orar pela bênção deste homem - Ele já não é mais o mesmo!"

E assim tem acontecido com lideranças evangélicas em nossos dias. Lá "fora", pois aqui no Brasil graças a Deus, nós "não" temos pastores, bispos e apóstolos assim. Homens e mulheres que no passado eram tão humildes, moravam em casinhas simples, pobres, andavam a pé, sozinhos. E Deus ouviu muitas orações: Abençoa Senhor! Abençoa Senhor! Abençoa Senhor. E o Senhor abençoou, abençoou e abençoou. E não contentes com as bênçãos, tiveram inveja dos ímpios. Fundaram empresas pessoais com o dinheiro da Igreja, compraram fazendas, compraram Redes de rádio e TV, compraram haras de cavalos, compraram grandes mansões com piscinas perto dos ímpios ricos, buscaram cargos políticos com inveja dos donos do poder; aprenderam a pendurar fantasmas nas folhas públicas. Trocaram a paixão pelas almas pela ganância e espoliação das ovelhas. Hoje estão gordos, abastados, famosos, mas não satisfeitos. Diante das pessoas ainda não crentes têm má fama, são rotulados como espertalhões e ladrões, sanguessugas das rendas dos pobres.

Volto a repetir que no Brasil "não" existem essas coisas... Elas acontecem somente lá "fora"!

E na medida que foram prosperando, forma perdendo a humildade, começaram a usupar o direito do Dono da Vinha e se transformaram nos verdadeiros donos da Igreja. De grandes Igrejas. Fizeram-se deuses, construiram torres altas e pretenderam ser os donos da razão e da verdade absoluta. O conselho contraditório é detestado e vingado, enquanto a bajulação é bem-vinda. E com tanta loucura agiram, que ao som da Palavra de Deus hoje os incrédulos se refugiam. O Evangelho ficou mal visto por causa dos deuses do evangelho. Aqui no Brasil "não' acontece isto, mas quando alguém liga a TV no "exterior" vêem-se homens vociferando, gritando, contando gracinhas e fazendo ameaças, pregando sem unção e sem graça, porque perderam o chão sob seus pés.

O dia da prestação de contas está chegando. O SENHOR da Vinha está voltando para pedir as contas do que foi feito com as ovelhas da sua Igreja.

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade". Mateus 7:15 a 23.

Assim, antes que aquele dia chegue, que os mordomos da Casa do Senhor no Brasil, observem bem o que está acontecendo lá "fora", para que não sejam enganados e destruídos pela tentação do diabo. E toda a glória seja para o SENHOR!


.

Nenhum comentário: