quinta-feira, janeiro 22, 2009

Conselhos de um Paraninfo

art by joao cruzue
Por Nizan Guanaes*

Dizem que conselho só se dá a quem pede. Mas, se me convidaram para paraninfo, acredito que tenho a licença de vocês para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns que julgo valiosos.

Não pautem suas vidas nem carreira pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, e o dinheiro virá como conseqüência.

Quem pensa só em dinheiro não consegue ser nem um grande bandido nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, aqueles que só pensam nele, não o ganham porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi, antes, construído na alma.

A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária que descreve o diálogo entre uma freira americana que cuidava de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles doentes com tamanha dedicação, disse-lhe: “Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo”. Ao que ela respondeu: “Eu também não, filho”.

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que Pensar e Realizar têm trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

Meu segundo conselho: pense no seu país, porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal, é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e uma minoria tem mais do que precisa para viver. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada: os pobres vivem como bichos e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homem.

Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: “Seja quente ou seja frio. Não seja morno que eu te vomito”. É exatamente isso que está escrito na carta de Laudicéia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito! É preferível o erro à omissão; o fracasso, ao tédio; o escândalo, ao vazio, porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso, mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o remanso. Colabore com seu biógrafo: faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não se acomode na extraordinária oportunidade de ter vivido.

Acredito que cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma evolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, caminhando sempre com um saco de interrogações em uma das mãos e uma caixa de interrogações na outra.

Toda família tem um tio batalhador e bem de vida que, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio, muito inteligente, porém fracassado, a contar tudo o que faria se fizesse alguma coisa.

Chega de poemas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta à noite, todo sábado e todo domingo, mas que toda segunda-feira não sabem o que ansiar, não sabem perder a pose e não sabem recomeçar porque não sabem trabalhar.

Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. Das 8 às 12, das 12 às 8, e mais, se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio e constrói prodígios.

Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida porque você vai trabalhar enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior e conversam as mesmas conversas; mas o tempo, que é mesmo o Senhor da Razão, vai bendizer o fruto do teu esforço. E só o trabalho te leva a conhecer pessoas e mundos que os preguiçosos nunca conhecerão.

... E isso se chama “sucesso”.



*Nizan Guanaes é Publicitário, fundador do IG e das agências DM9 e África),
discursando como paraninfo na formatura de uma turma da FAAP.

Colaboração da colega Patricia Elaine, acadêmica de publicidade.



.

2 comentários:

Dini Kelly disse...

Com muito trabalho, quem sabe, um dia eu escreverei assim.

rsrsrsrsrs

Excelentes conselhos.

Jardel disse...

Oi, vc sem duvida alguma é uma pessoa abençoada por Deus, gostei muito do 1º conselho, ouço meus amigos falarem muito sobre suas ambições ("superficiais")

Parabéns pela postagem e desde já gostaria de saber c posso postar em meu blog com referencia ao seu? meu email é jardel.junior@yahoo.com.br

Abraço.