segunda-feira, novembro 24, 2008

Os Irmãos de Santa Catarina precisam de ajuda

EMERGÊNCIA!
Atualização em 27.11.2008 12:00h - 97 mortos
Confira depois das fotos - Estou atualizando diariamente.

CAMPANHA "SOS SANTA CATARINA"
União de Blogueiros Evangélicos
Igrejas Brasileiras, comuniquem-se com Santa Catarina



Santa Catarina

foto: Flávio Neves
Município de Timbó - quatro mortos de uma mesma família

foto: Gilmar de SouzaBlumenau

foto:Marcos Porto Ponte entre Itajaí e Navegantes

foto: Artur MoserBlumenau

foto:Kamila Padoan
Joinvile

foto: Gilmar Souza
Blumenau


---------------------------------------------
SITUAÇÃO
--------------------------------------------

Reportagens: Diário Catarinense

Atualizada em 27.11.2008 às 12h39min

Santa Catarina registra 97 mortes por causa da chuva

Ilhota, no Vale do Itajaí, é o município com mais vítimas fatais, 29

Os corpos de onze pessoas foram encontrados soterrados em Ilhota, no Vale do Itajaí. De acordo com o Departamento Estadual de Defesa Civil, as vítimas estavam na região do Morro do Baú, de onde aeronaves resgataram sobreviventes nesta terça e quarta-feira. No total, 97 pessoas morreram em decorrência da chuva em Santa Catarina.

Bombeiros de Jaraguá do Sul localizaram o corpo de um homem por volta do meio-dia desta quarta-feira, 26, no rio Jaraguá. A suspeita é de que a pessoa tenha caído no último sábado no rio, ao tentar atravessar um pontilhão.

Outra vítima foi localizada nesta quarta-feira em Luiz Alves, no Vale do Itajaí, onde outras quatro pessoas também morreram.

Dentre os 47 municípios atingidos pelos estragos causados pela chuva, sete continuam isolados — São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Itapoá e Benedito Novo.

De acordo com o último levantamento da Defesa Civil, 78.656 pessoas tiveram que sair de suas casas no Estado, sendo 27.404 desabrigados e 51.252 desalojados.

Fonte: Diário Catarinense

---------------------------------------------------
DEFESA CIVIL
---------------------------------------------------

Não há mais municípios isolados em SC

Moradores de algumas comunidades continuam ilhados

Não há mais municípios isolados em Santa Catarina, de acordo com informações da Defesa Civil do Estado. Os acessos aos seis municípios que ainda estavam ilhados — São Bonifácio, São João Batista, Rio dos Cedros, Itapoá, Garuva e Benedito Novo — foram liberados entre a noite de quarta-feira e esta manhã.

Atualmente, ainda há comunidades isoladas em diversos municípios, como Blumenau e Ilhota, no Vale do Itajaí, mas a Defesa Civil não tem informações sobre a quantidade de pessoas ilhadas. Operações de resgate e para levar alimentos e medicamentos continuam sendo feitas durante todo o dia.

"A Defesa Civil de Santa Catarina está recebendo doações em dinheiro para ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas dos últimos dias no Estado. Nesta segunda-feira, foram abertas duas contas bancárias.

Os interessados em contribuir com qualquer quantia podem depositar o valor no Banco do Brasil (BB), agência 3582-3, conta corrente 80.000-7; ou na conta corrente 80.000-0, agência 068-0, do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc). O depósito deve ser creditado ao Fundo Estadual de Defesa Civil-Doações.

De acordo com a Defesa Civil, todo o dinheiro arrecadado será utilizado na compra de mantimentos para os atingidos pela enchente."

Cuidado! com emails falsos que estão sendo enviados pela Internet. A defesa Civil informa que não envia emails.


---------------------------------------------------
PRESIDENTE LULA
---------------------------------------------------

Lula visita Santa Catarina

Presidente chega às 13h30min ao aeroporto de Navegantes e sobrevôa região

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Santa Catarina na tarde desta quarta-feira 26/11/08. Lula deve anunciar, na chegada ao Estado, a edição de uma medida provisória destinando recursos aos Estados atingidos pelos estragos da chuva. Conforme divulgado pela Agência Brasil, a expectativa é de que sejam liberados R$ 700 milhões.

A assessoria de Imprensa do Palácio do Planalto confirmou nesta manhã que o presidente vai se deslocar às 12h05min do Rio de Janeiro. Às 13h50min Lula deve chegar ao aeroporto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, de onde fará um sobrevôo pelas áreas mais atingidas. Após o sobrevôo, o presidente deve falar com a imprensa, antes de retornar a Brasília, às 15h.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já está em Florianópolis, onde ser reúne com o governador Luiz Henrique da Silveira e anuncia medidas emergenciais na área da Saúde, nesta manhã.

Fonte: Diário Catarinense: Lula em Santa Catarina


-------------------------------------------------
ITAJAÍ
-------------------------------------------------

"Cerca de 80% do município de Itajaí, no Litoral Norte, continua debaixo d'água nesta segunda-feira. A água que desce do Vale do Itajaí pelo rio Itajaí-Açu chegou com mais força à foz, inundando áreas próximas.

Apenas veículos pesados conseguiam transitar pela cidade durante o dia. Nos hospitais, faltou água potável. Nos bairros a água chegou a cobrir residências e isolar famílias.

Durante a tarde, Defesa Civil e o Exército fizeram o resgate de atingidos com o uso de helicópteros e embarcações. Algumas famílias foram alojadas em contêineres provisoriamente. A cidade ficou praticamente isolada.

Os três acessos à cidade pela BR-101 estão cobertos d'água. A única passagem liberada é pela rodovia Osvaldo Reis, no perímetro urbano, que liga o município a Balneário Camboriú.

Em Balneário Camboriú, todos os pacientes do hospital Santa Inês foram removidos devido ao risco de desabamento."

Fonte: Diário Catarinense

-----------------------------------------------

cruzue@gmail.com


.

Um comentário:

Anônimo disse...

A paz do Senhor,

Tentaremos ajudar da melhor forma possível.

Fica na paz.