domingo, outubro 05, 2008

O que há de novo? 4

Lehman Brothers Crash

João Cruzué

Estou passando três assuntos em revista.

1) DIAS DE RECESSÃO FINANCEIRA MUNDIAL À VISTA

Se você puder, não venda nada agora. Principalmente propriedades. O setor financeiro da economia americana está quebrado. Milhões de americamos estão perdendo e vão continuar perdendo seus empregos. Segundo as estatísticas americanas - em média - cada família americana deve $100 mil dólares. Sem emprego e sem renda elas não podem pagar os financiamentos de suas casas. Vão perder tudo. Com medo do desemprego os americanos vão deixar de gastar. A farra do crédito fácil acabou. Eles compram do mundo inteiro. São os maiores consumidores de produtos e matérias primas de todos os países do mundo. Quando param de gastar, por medo do desemprego ou por já estarem desempregados, a coisa vira uma bola de neve. Tanto nos Estados Unidos quanto no mundo inteiro. É como se um ônibus estivesse a 60kmp/h e o motorista desse uma freiada brusca.

Quem estiver no exterior, considere a oportunidade de trocar sua poupança em dólares por Reais. Não que os Estados Unidos vão quebrar. Longe disso. Quebrado lá está uma grande parte do SETOR FINANCEIRO. Os outros setores produtivos, não. Enquanto os Estados Unidos forem a maior potência mundial, tanto em produção quanto para a guerra - o Dolar será sempre a moeda mais forte do mundo. Isto tanto é verdade que hoje, no Brasil o preço do Dolar subiu. Se ele fosse uma moeda fraca, sua procura diminuiria e seu preço também. A crise americana está concentrada apenas no Setor Financeiro. Mas isto vai afetar o emprego dos americanos e conseqüentemente ainda mais os estrangeiros que estejam por lá competindo em buscas das mesmas vagas.

O momento é de muita cautela, oração... Esta boa fase de crescimento econômico de algumas nações, como por exemplo o Brasil, vai mudar, vai minguar.... Não é hora para investir cegamente em grandes projetos. Penso que não ouvi errado. Algumas montadores de carros da região Sudeste do Brasil vão dar férias coletivas aos funcionários, agora no mês de outubro. A poeria precisa assentar.

Curioso, do ponto de vista espiritual os Estados Unidos da América caminham para a perda de sua hegemonia como primeira pontência mundial. Por que? Porque o século XXI começou com a destruição das duas Torres de "babel" de Nova York. Não por uma grande nação inimiga, mas por uma dúzia e meia de gatos pingados sob a orientação de apenas um homem - Osama Bin Laden. Exatamente, na mesma semana, no mesmo mesmo mês, atreveria dizer no mesmo dia - veio a segunda "porretada" (os americanos gostam de usar o termo big stick) O sistema financeiro americano foi grandemente atingido. Não por boeings cheios de querosene. Por papéis, títulos de papéis podres atrelados á dívida imobiliária. Ou seja, como exemplo: devedores que ganham 5 mil dólares por mês, que conseguiram dois, três empréstimos para compra de casas no valor de 100, 200, 500 mil dólares. Aqueles títulos começaram a ser comprados e vendidos entre bancos de todo mundo. A França comprou, a Inglaterra comprou, a Rússia comprou. Quando alguém descobriu que a capacidade de endiviamento real das pessoas estava em grande descompasso com o que elas ganhavam, o céu desabou! O valor daqueles títulos, daqueles papéis se tornaram em pó! Foi mais ou menos assim que aconteceu. Na sexta feira os bancos americanos fecharam. Na segunda-feira seguinte o quarto maior banco americano o Lehman Brothers estava quebrado.
...

Orissa 11
Irmã Lydia e filho, viúva e órfão do Pastor Akbar Digal, assassinado em Orissa

2) A PERSEGUIÇÃO DE CRISTÃOS NA ÍNDIA CONTINUA

Os olhos da cristandade mundial estão voltados para o radicalismo da religião Hindu no Estado de Orissa, na Índia. Há uma preocupação de que tais atos de intolerância religiosa ultrapassem os limites de Orissa. Para quem não sabe, os líderes do Hinduísmo, a maior religião da Índia, têm este pensamento predominante: Se um seguidor do hinduísmo se converter a uma outra religião, por exemplo: ao cristianismo, estará ofendendo com seu ato toda parentela, e desnacionalizando a cultura e a religião Hindú. Quem disse isto foi Ghandi. E, um fundamentalista da VHP- Vishaw Hindu Parishad, uma associação para o hinduísmo mundial ,foi mais longe: "Um convertido ao cristianismo não é apenas um hindu a menos, mas um inimigo a mais".

Sinceramente eu pensava que o Hinduísmo fosse uma religião baseada apenas em "paz e amor"..Eu descobri que eles adoram o fogo: queimam bíblias, queimam pastores, queimam missionários com os filhos dentro do carro, queimam casas de cristãos, Igrejas; expulsam cristãos de suas casas, de suas vilas... Há no momento, segundo estatísticas dos próprios irmãos da Índia, cerca de 50.000 cristãos morando e dormindo no mato, em plena temporada das monções.

Outra coisa: o evangelho encontra muitos ouvidos simpáticos entre os seguidores do hinduísmo. Sabe aquele cruel regime de castas? Quem está por baixo - os Dalits - também chamados de intocáveis - estão condenados pelo hinduísmo (e isso acontece muito pelo Interior da Índia) a viver uma vida miserável, sem a solidariedade das castas mais altas, pelo resto de suas vidas. É para pagar o "karma", ensinam os "graúdos". Não sei quantas gerações adiante o Dalit nascerá em uma casta mais alta até atingir o topo. Tem que ser faxineiro (homens) e carregadores de "produtos" de latrinas, para não dizer merda, (atividade das mulheres), das casas de castas altas,. No Interior da Índia é raro ter rede de esgotos. Se estiver morrendo de fome no meio da rua, ninguém pode dar um pedaço de pão, porque estaria pecando. Pecando contra o processo de purificação do "karma". Eu me esqueci de dizer: O hinduísmo classifica suas castas com base na pureza, na higiene, na limpeza. os recém-nascido "herdam" o grau espiritual de pureza, de limpeza, aseio, da casta dos pais. Nasceu hoje, de uma família Dalit, sujou! Vou ficar por aqui mesmo para economizar nas palavras.

Para concluir o assunto, a conversão de Dalits - e eles são simpáticos às palavras do Evangelho mesmo, é vista com maus olhos pelos líderes das castas que estão por cima. Eles combatem claramente estas conversões, pois dizem, elas geram tensão social no país. Quando Dalits começam a entender que Jesus é Deus e "conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará" eles espiritualmente e mentalmente se libertam do "karma". Isto para um mahatma, um swami - enfim - um mestre hindu, é uma ofensa a sua religião. Mesmo que a Índia seja um país laico, mais de 90% da população da Índia é constituída de seguidores da religião Hindu. Esta religião receitua que Dalits são espiritualmente sujos e devem - vou traduzir o pensamento deles para nossa cultura de uma forma bem objetiva: Devem comer o pão que o diabo amassou. Este é o por que dos protestos e assassinatos de cristãos por lá. São os fundamentalistas da VHP agindo em "defesa" de sua cultura.

Que "grande" e "rica" cultura!

E sabem que tipo de cristãos estão matando e oprimindo: Dalits! O que podemos fazer quanto a isto? Eu creio que devamos escrever o máximo de textos sobre esta perseguição. Devemos enviar manifestos e mais manifestos de repúdio para a representação diplomática da Índia no Brasil. Não sei o endereço, nem o email; deixo isto como sugestão. Quanto a mim, ando postando artigos em inglês e divulgando em todas as oportunidades possíveis. Enviei email em inglês para o site do Governo Indiano e deixei o modelo como subsídio em www.christianlook.blogspot.com. Quem quiser fazer o mesmo, faça por sua própria idiossincrasia. Eu creio sinceramente que a Índia nunca sairá da miséria que a maioria de povo está, enquanto não aprender tolerância religiosa. O dia que as outras religiões deixarem de ser perseguidas na Índia, ela vai prosperar. Confio no potencial do cristianismo e do meu Cristo. Não existe Deus maior nem melhor que o nosso. Que isto seja descoberto pelas experiências pessoais e não por blá blá blá, de conversa para boi dormir!
...

Urna Eletrônica TSE


3) ELEIÇÕES PARA PREFEITOS E VEREADORES NO BRASIL

Ouvi que 5.563 municípios brasileiros escolheram hoje os próximos ocupantes de suas alcadias. De fora, ficaram Brasília e Fernando de Noronha. Me corrija se estiver errado. Em São Paulo e Belo Horizonte aconteceram surpresas. Kassab disparou e Quintão quase empatou com o Lacerda. Espero que este Quintão seja parente do prefeito de Ipatinga - onde fica a Usiminas. O Quintão de lá é um senhor crente.

Espero sinceramente que você tenha votado bem. Para prefeito, nós como crentes, não temos tanta responsabilidade na escolha quanto para vereador. É muito feio todos os seguimentos sociais terem seus representantes e os crentes nenhum. Se os crentes são 25% da população do país, pela lógica da aritmética, um quarto dos vereadores na unidade (município) e no todo, deveriam ser crentes. Mas, isto só vai acontecer quando aprendermos a escolher entre os irmãos de nossas igrejas. Ouvi muitos crentes comentando que votariam em pessoas não crentes para vereador. Eu tenho um argumento contraditório infalível para repreender estes eleitores. Eu li a propaganda de um candidato homossexual, e ele se propunha, se ganhasse a vereança de São Paulo, conseguir a aprovação de uma lei que desse aos homossexuais o direito de ensinar nas escolas públicas o "amor homossexual". Caro leitor, se você votou em vereadores não crentes, com todo respeito você errou. Principalmente se você é de uma grande cidade. Os políticos não crentes sempre se alinham contra nossa forma de viver e pensar. Eles nos rotulam de pessoas fundamentalistas, atrasados, e idiotas porque julgam nossos pastores como ladrões.

Não tendo uma boa opção, para os cargos executivos como Prefeito, Governador e Presidente, não vejo problema algum em votar em não crentes. Desde que não sejam nazistas, notoriamente corruptos, e depreciadores de crentes. Mas, quanto aos cargos do legislativo: vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores - devemos escolher a dedo. Existindo candidatos evangélicos, é com eles que devemos ir. É mesmo uma vergonha muito grande para uma grande Igreja em uma cidade qualquer, ter a necessidade de buscar ajuda para algum problema com representantes de cargos legislativos não crentes - porque - por motivo de desunião, preconceito e demonização da política, deixam os destinos do município ao encargo dos incrédulos e dos ímpios.

O povo crente é o povo mais mais inteligente da terra. Não fuma, não bebe, não desperdiça o dinheiro com jogatina, ama suas famílias, servem ao Senhor com alegria, vai morar no céu - se não acontecer o desvio e o cair da graça - enfim, é um povo superabençoado. Mas, no Brasil, infelizmente, alguém repetiu uma mentira tantas vezes, que isso se tornou "verdade" na cabeça de muitos crentes, que: A política é coisa do diabo. Coisa do diabo coisa nenhuma!

Deus ama a organização, o planejamento, a prosperidade, a educação de um povo. Quem gosta de bagunça e anarquia é o diabo. No meio do caos ele reina. No meio da ordem Deus reina. Pele exercício da política o crente pode ir à prefeitura de sua cidade e reinvindicar benfeitorias, escolas, rede de esgotos, pontes, passarelas, para seu bairro. Se ele tiver um outro crente ocupando um cargo no legislativo daquela prefeitura é meio caminho andado. Se contudo, o seu representante não cumpriu com o seu dever de crente, na próxima eleição não vote nele. Não vote nele pelo resto da sua vida. Escolha outro crente para votar. Uma coisa é agir politicamente e outra é representar politicamente. Para sermos cabeças, precisamos de pensar com a cabeça!



João Cruzué
SP 05/10/2008


cruzue@gmail.com

.

3 comentários:

André Pereira disse...

Passando Aqui pra desejar uma ótima semana na presença do Eterno Deus!

Fique na paz Abençoado, ótimo trabalho no Blogger!

De seu Amigo e cooperador do Evangelho:André Pereira!

NilmaBostonRio disse...

Como sempre, este blog, acrescenta o meu conhecimento atual.

Anônimo disse...

Caro irmão João Cruzué,

A cada dia aprendo um pouco com seus comentários, e fico feliz pois, Deus o tem levantado para uma grande obra.

Que o Senhor Jesus continue o abençoando.