domingo, outubro 12, 2008

O que há de novo? 5

caricature by greghalbert.com
Obama
Barack Obama
Por João Cruzué

1 - A CRISE FINANCEIRA MUNDIAL

Este assunto vai ocupar as manchetes e notícias das primeiras páginas de todos os jornais do mundo. Tirei do "baú" estes dias um livro adquirido nos tempos da Faculdade de Economia São Luís - "The Great Crah", de John Kenneth Galbraith. Eu andava estudando inglês e economia naquela época e achei interessante a leitura deste livro. A coisa é muito séria, mas da mesma forma que hoje, olhe só como a visão humana é míope:

"On December 4, 1928, presidente Coolidge sent his last message on the state of the Union to the reconvening congress. Even the most melancholy congressman must have found reassurance in his words. "No Congress of the United States ever assembled, on surveying the state of the Union, has met with a more pleasing prospect than that which appears at the present time. In the domestic field there is tranquility and contentment... and the highest record of years of prosperity. In the foreing field there is peace, the goodwill which comes from mutual understanding..." John Kenneth Galbraith.

Tradução: "Em 4 de dezembro de 1928, o presidente [americano] Coolidge enviou sua última mensagem presidencial para a reunião do Congresso. Mesmo o mais melancólico dos congressistas deve ter sentido confiança em suas palavras. 'Em nenhum congresso jamais montado nos Estados Unidos, em levantamentos dos Estados da União, se encontrou perspectivas mais agradáveis do que as se apresentam nos dias atuais. No campo interno há tranqüilidade e contentamento... e o mais alto registro de anos de prosperidade. No exterior há paz, de uma boa vontade que vem de um entendimento mútuo' ."

A mensagem ao congresso americano enviada pelo Presidente Coolidge é o exemplo perfeito para um cotejamento com o texto bíblico de 1 Tes.5;3 - "Pois que, quando disseram: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição..." Menos de um ano depois, metaforizando: o Reino da Gringolândia estava nu! A quinta-feira, 24 de outubro de 1929, foi registrado na história como o primeiro dia de pânico em Wall Street - na Bolsa de Nova York. Esta situação está de volta.

Sexta-feira, 10 de outubro de 2008. O pânico está de volta. O raio cai de novo em Wall Street. Bilhões acumulados em montanhas de papéis e registros digitais há poucos dias "quentes" hoje são vistos novamente como na verdade são: papéis e bites digitais. A roupa de ouro do imperador entretecida com fios invisíveis de dólares era fruto da imaginação, ou melhor, da especulação e da ganância. Papéis sem lastro de riquezas reais. Os papéis tornaram-se pó, não pelo fogo nem pela traça nem pela ferrugem. Eles eram sonhos de hipnose coletiva.

A economia mundial de agora em diante terá novos teóricos. Ou talvez não: o mais provável é que voltará a ouvir velhinhos caquéticos, mas experientes, com a verdade o tempo inteiro. Com tantos bancos e empresas falidas voltaremos com certeza a ouvir falar de John Mainard Keynes. A época das privatizações e terceirizações vai passar e novas teorias estatizantes podem voltar. O velho e sábio Salomão quem sabe esteja certo quando disse que não há nada novo debaixo do sol, a não ser muita vaidade.

Conclusão: As finanças do mundo vão mal. Vem aí desempregos, queda nas vendas, aumento das dívidas, alta do dólar, nosso presidente dirá menos bazófias, o Natal será mais magro. Acionaram o breque de mão do mundo. O que vamos fazer? Ora! Somos filhos do Deus Eterno; nosso sustento básico está garantido no salmo 23. Conselho desta semana: Não entre em dívidas, pois não sabemos aonde isto vai parar.


2 - ELEIÇÕES BRASILEIRAS E AMERICANAS

Estamos a duas semanas das eleições de segundo turno para prefeitos, em grandes cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores, onde não houve decisões em primeiro turno. Para quem esteve acompanhando as eleições brasileiras e ao mesmo tempo olhando com "rabo" do olho o que anda acontecendo com o Grande Irmão do Norte sabe que a temperatura aqui esteve e está muito mais baixa. Pelo menos na mídia. Na cidade de São Paulo cerca de sete ou oito evangélicos foram eleitos vereadores, junto com dois ou três amigos dos evangélicos. Três assembleainos; Universal teve um, Comunidade da Graça, outro; dois outros: Marcelo Aguiar da Igreja Renascer em Cristo e o Missionário José Olimpio, da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Fato Interessante ocorrido em Cubatão, é descrito pelo nosso Irmão Pastor Carlos Roberto Silva. Ali, houve tantos candidatos evangélicos, mas tantos, que nenhum se elegeu. Quem sabe daqui a quatro anos estejam mais sábios? De outro lugar- Jundiaí - o mesmo não aconteceu. O Vereador mais votado é evangélico. Aproveitando a oportunidade, para o bem da verdade, devo pontuar o seguinte: Já se foi o tempo que precisávamos de cristãos nas casas legislativas para evitar o peso do catolicismo.

Hoje a meu ver, o foco é outro. A secularização da sociedade é tão grande que doutrinas e leis anticristãs têm sido aprovadas por falta de confronto. É como se a sociedade - uma minoria politicamente muito bem organizada - dissesse a nós que ser cristão e pensar como cristão é feio e inaceitável em face ao moderno. Paradoxalmente somos maioria, como também maioria em dobrar a coluna vertebral e aceitar verdadeiros absurdos. Como por exemplo, a falta de ensino religioso nas escolas públicas. Um jovem brilhante sem fundamentos cristãos sólidos, via de regra, não saberá exercer o controle sobre si mesmo. A palavra de Deus, segundo Jesus Cristo são o sal e a luz da sociedade. Principalmente em tempos de grandes dificuldades.


Quanto às Eleições nos Estados Unidos, está acontecendo um fato interessante. Com a economia e as finanças indo para a "caixa pregos" os eleitores devem estar mesmo confusos. Em casa onde falta o pão, todos brigam e ninguém tem razão! E o pão vai mesmo faltar por lá. De qualquer forma, se Osama Bin Laden não vier derrubar mais uma Torre em Manhatan, John McCain está no mato sem cachorro. Não adiantou nada ele ter tirado da cartola a ex-miss do Alaska Sarah Palin, uma "crente" das Assembléias de Deus, para vice-presidente em sua chapa. Deve dar Barack Obama em 04 de novembro 2008. Eu apenas não sei se ele vai comemorar ou chorar, tamanho o abacaxi que ele vai receber.


3 - PROJETO "MY HOPE" DE FRANKLIN GRAHAM NO BRASIL

Na reta final a grande Cruzada Televisiva chamada Minha Esperança Brasil, organizada pela Associação Evangelística Billy Graham em conjunto com milhares Igrejas que se engajaram no projeto. A blogosfera evangélica vem cumprindo muito bem seu papel divulgando o evento maciçamente. Mas tenho uma pergunta que não me sai da memória desde que soube dos detalhes do projeto: O horário estabelecido para nove horas da noite é adequado tanto para o campo quanto para as grandes cidades?


4 - A PERSEGUIÇÃO DE CRISTÃOS NA ÍNDIA.

Como jornalista cristão responsável sei que os Blogs evangélicos não podem mais errar. Já escrevi sobre isto em algum comentário. Hoje aparecemos na mídia digital com muita freqüência, e graças a deus nas primeiras páginas de buscas. Competimos com jornais de grande circulação. Quando escrevemos textos e espalhamos fotos, não podemos cair no erro do sensacionalismo barato. Da mídia "espreme-sai-sangue". Se queremos credibilidade, podemos tê-la, desde que pensemos no leitor e suas reações.

Vamos analisar a seguinte situação: uma determinada Igreja está pronta para enviar um casal de missionários para a Índia. Ela não faria isto se não tivesse certeza de razoável segurança para enviar seus evangelizadores. Navegando na WEB, o pastor daquela Igreja encontra uma dúzia de fotos mostrando "churrascos de cristãos" na Índia. Ao ler o texto ele descobre que estão matando cristãos ali a "três por dois". Resultado: ele vai deixar de enviar os missionários.

Continuando sobre as fotos. E se as fotos publicadas pelo blogueiro são de acontecimentos de um ano atrás, e ele não mencionou isto? E se entre os 28 Estados da Índia ele não mencionou que o problema acontecido era restrito a apenas um estado indiano? Nesta situação, o texto para enganar e amedrontar cristãos e pastores. Por isso, antes de copiar e divulgar uma foto um blogueiro ou internauta responsável deve perguntar para outro colega se tal acontecimento é atual, onde exatamente está ocorrendo, e que providências as autoridades locais tomaram ou estão tomando.


É o típico caso da perseguição ocorrida na Índia desde o Natal até o começo de outubro na Província de Orissa e no distrito de Kandkmal. No início da segunda semana de outubro de 2008, o Governo central da Índia ordenou ao governador da província de Orissa, que desse um basta na baderna, na matança. Por sua vez o governador chamou às falas o ministro do distrito de Kandhmal e "arrancou-lhe" as orelhas. Até então o ministro fingia que não estava vendo nada.

A partir do momento que a perseguição se tornou conhecida internacionalmente a Índia não pode mais esconder e ignorar o fato. Com resultado, publicado no Jornal The Times of India e também nos jornais da província de Orissa, em 10 de outubro de 2008, cerca de 575 baderneiros, arruaceiros, grupos descontrolados de incendiários de casas e templos de cristãos forma presos. As medidas de contenção foram tão duras, que famílias e aldeias inteiras de perseguidores, agora, começaram a correr e se esconder no mato, com medo da cadeia.


O curioso é que centenas de blogueiros brasileiros divulgaram e vêm divulgando as fotos da barbárie. Mas pelo que saiba, apenas o Blog Olhar Cristão teve o bom senso de publicar que a farra da matança de cristãos na Índia foi controlada, e que as autoridades estão levando para a cadeia os agitadores e baderneiros que estupraram freira, queimaram professora de orfanato, assassinaram pastores e puseram fogo em Igrejas de crentes pobres, da ex-casta dos Dalits ou Panas como se diz hoje.

Este link trás a melhor informação sobre a perseguição de cristãos na Índia.
Federação das Igrejas Cristãs Indianas na América

Blogar com responsabilidade.

Blogar analisando os efeitos de um texto ou foto antes de sua publicação. A quem vai informar e a quem vai prejudicar. Nós blogueiros temos crescido e feito um bom trabalho até aqui. Nosso compromisso não é com o sensacionalismo nem com a fofoca nem com a cópia pirata de textos de outros, para ganhar dinheiro de anúncios, na base da Lei de Gerson. Isto é falta de personalidade, falta de criatividade e falta de caráter. Estou falando de quem copia textos, fotos e traduções alheias na surdina, sem autorização do autor. Pirataria. Sanguissuguice.

Os fatos terríveis acontecidos na Índia já pertencem ao passado e à polícia. Que este caso nos sirva de reflexão. Não podemos agir como um bando de urubus em frenesi sobre carniça. Temos que pensar e usar os talentos e o cérebro que Deus nos emprestou, para ajudar e encorajar em lugar de desinformar e amedrontar os leitores.


João Cruzué
SP-Domingo-12/10/2008

Deus abençoe as crianças.


.

2 comentários:

Unknown disse...

O Marcelo Aguiar é da Igreja Renascer em Cristo e o Missionário José Olímpio é da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Joao Cruzue disse...

.

Obrigado André.

Pelos comentários e pela informação.

Com ela corrigi o texto.

Abraço,