segunda-feira, outubro 27, 2008

O que há de novo? 6

500ª POSTAGEM DO BLOG OLHAR CRISTÃO

Darfur
A guerra civil e a fome continuam matando na Região de Darfur no Sudão

O QUE HÁ DE NOVO?
Por João Cruzué

Certamente o mês de outubro de 2008 vai deixar registrado na história fatos de grande repercusão, no Brasil e no mundo. A quantidade de notícias boas são bem poucas em comparação com as más. A grande perseguição de cristãos na Índia foi contida. Estamos no meio de um período de recessão mundial. O caso do seqüestro e assassinato da adolescente Eloá Pimentel não teve um final feliz. As eleições de primeiro e segundo turnos para as prefeituras brasileiras já terminaram, em paz. Estamos na reta final a 10 dias do início Cruzada tele-evangelística Minha Esperança Brasil de Billy Graham. Estes fatos deram o tom do mês de outubro.

Cruzada tele-evangelística Minha Esperança Brasil de Billy Graham


Faltam dez dias para o início da maior cruzada evangelistica que o Brasil já pode participar. Uma nova combinação de tele-evangelismo com a participação das famílias evangélicas em todo o Brasil denominada de projeto Minha Esperança Brasil. Mais de 50.000 Igrejas evangélicas estão engajadas. Se você ainda não tem informações de como participar, saiba que isto pode ser feito de uma forma muito simples: convide os vizinhos para assistirem em sua casa, dias 06(culto), 07(culto) e 08(filme) de novembro de 2008 no Canal de TV Bandeirantes. Tanto os cultos quanto o filme serão de forte apelo evangelístico. Horário nobre: das 2100h.

Caso não consiga trazer os vizinhos para assistirem os cultos pela televisão Bandeirantes na sua casa, não deixe de insistir e avisá-los para liguem suas TVS no Canal da TV Bandeirantes na quinta-feira - 06/11; na sexta - 07/11; e no sábado - dia 08 de novembro 2008.

Em qualquer lugar do Brasil onde "pegar" a TV Bandeirantes, nos dias marcados acima estes dois cultos evangelísticos e o filme de evangelização estarão passando. Você pode fazer, como Mateus o evangelista, que depois de ser convidado por Jesus para ser seu discípulo, levou o Mestre para casa e lhe apresentou seus vizinhos e amigos publicanos e pecadores.

Leve também seus vizinhos e amigos para sua casa e lhes apresente Jesus, depois do culto que vai passar na sua TV. Ao terminar o culto na TV, dê seu testemunho e convide seus amigos para uma decisão por Cristo.

A Perseguição de Cristãos na Índia

Quando ouço de perseguição de cristãos na Índia, sei que são fatos infelizmente rotineiros. Mas o caso em questão trata-se de uma perseguição maior, planejada, sistemática, com propósitos políticos eleitoreiros cujo protagonista é um Partido fundamentalista Hindu. Este partido governa dois estados, sendo um deles, justamente, o Estado de Orissa, no Leste da Índia, junto ao Golfo de Bengala. Esta perseguição maciça, como nunca houve na história do Cristianismo da Índia, esta documentada no site da AICC - All India Christian Council.

Para concluir este tópico é necessário oferecer alguns dados estatísticos. A Índia tem a segunda maior população do mundo: 1.166.200.000, segundo dados estimados pelo Banco Mundial (Índia) para 2007. A religião predominante é o Hinduísmo, com 83%. Depois vem o Islã - 11%, e o Cristianismo com menos de 3%.Trabalhando com os dados estimados da Cross Walk temos: 956.284.000 Hinduístas; 128.282000 muçulmanos e por volta de 35.000.000 cristãos. Esta composição não é homogênea. Nos Estados onde se registrou forte influência portuguesa, como Kerala e Goa, a participação de cristãos é mais expressiva que em estados do Interior da Índia.

Quando postei no blog da UBE União dos Blogueiros Evangélicos um artigo relatando que o Governo indiano tinha dado um BASTA! na fúria sanguinária da VHP - Vishaw Hindu Parishad, uma das duas maiores associações para o progresso mundial do Hinduísmo, alguns blogueiros acharam que a notícia era vaga e improcedente. Graças a Deus, não era. A repercução mundial do que aconteceu no Estado de Orissa foi tão vergonhosa para o governo indiano que ele deixou de cuidar de outros assuntos de maior importância ( é assim que hinds vêem a coisa) para exigir uma ação firme das autoridades daquele Estado para conter a sede de sangue de cristãos foi distrito de Kandhamal - o foco principal da perseguição.

Ali aconteceram de tudo: o estupro de uma freira, uma jovem chamada Rajni Majhi foi queimada viva em um orfanato, pastores foram assassinados, mais de 100 templos incendiados, centenas de casas e pequenos comércios queimadao, 50 mil cristãos expulsos de aldeias e casas. Só poderiam voltar caso reconvertessem à velha religião - Ameaçavam os líderes perseguidores insuflados pela VHP. Mas terminou. O post na UBE é verdadeiro, fui o primeiro blogueiro a documentar a boa notícia, a contragosto e ignorância de muitos tomés.

As orações de todos foram ouvidas e respondidas pelo Senhor. E os planos do diabo em usar a morte dos cristãos indianos para conseguir mais poder político na Índia foram desmascarados. O mundo hoje sabe porquê o Governo de Orissa e Karnataka estavam matando cristãos. Era para alcançar visibilidade política nacional, para conquistar o governo de outros Estados, onde matariam ainda mais cristãos até que detivessem o controle político em quantos estados indianos quisessem. Obrigado Senhor Jesus.

O Caso Eloá Cristina Pimentel

Recebi mais de 25.000 visitas entre 18 e 25 de outubro/08 à procura de informações sobre o Caso Eloá. Fui o primeiro blogueiro a publicar reportagem associando Eloá Pimentel como de família evangélica. Daí o porquê de tantas visitas. Deixando esta parte informativa de lado, creio, que o momento já é oportuno para tecer comentários mais firmes. De antemão, desejo afirmar que a comunidade da CCB de maneira nenhuma deve se sentir depreciada neste episódio. Independente de origem, comportamento familiar, batismos e outros detalhes a obrigação principal de um Igreja cristã, seja ela de que denominação for, é acolher, evangelizar, discipular, ensinar, qualquer pessoa que procure por ela.

Cristo não ensinou o preconceito, andava com os "pecadores" e dizia sem nenhum rodeio que sua missão não era chamar os justos, mas sim os pecadores. A posição da CCB - Congregação Cristã no Brasil, expressa pelo Sr. Josoel com relação ao apoio à decisão da família quanto à doação dos órgãos de Eloá foi uma de uma sabedoria ímpar que honrou a comunidade evangélica e trouxe admiração e surpresa para as autoridades e famílias brasileiras. A prática de uma solidariedade consciente em meio a uma profunda dor de perda. Parabéns, por isso, a todos os irmãos, oficiais e anciãos da CCB.

A Igreja CCB agiu corretamente, quando recebeu, evangelizou e apoiou no tempo da angústia. Não me compete neste espaço analisar a atuação da polícia, pois isto não é propósito deste painel. Quanto à família, em relação ao apoio dado ao futuro assassino, tenho uma opinião bem formada. Embora isto possa ser feito às escondidas, ou de forma platônica, deixar uma criança de 12 anos iniciar um namoro, parece uma atitude questionável, para não ser mais franco: condenável. Não ficou em nenhum momento claro se o tal namorado ia à Igreja ou se era simplesmente um ímpio que freqüentava, era aceito e era amado pela família Pimentel da Silva, principalmente pelo pai que o considerava como "filho". Resumindo ele deu asa a uma cobra, que pela enésima vez, foi um instrumento do diabo para roubar a vida de uma adolescente de 15 anos, que passou uma semana indefesa, contando os minutos para morrer. Tristíssimo.

Quantas "Eloás" de família evangélica estão por aí, namorando com outros ímpios. Quantas outras famílias evangélicas estão criando outras "cobras" em cujo coração mora o diabo, prontas para obedecer à fúria desse? O casos Eloá foi uma lição silenciosa para muitos pais e para muitas adolescentes. Deus não se enganou quando instruiu para que ficasse bem claro nas Escrituras: Não trareis sobre si JULGO DESIGUAL. Entre o crente e o ímpio, entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo. Entre os que têm o Espírito do Senhor no coração e os que têm demônios. A voz de Deus se fez ouvir nesta semana dolorosa: As famílias cristãs não devem aceitar que seus filhos e filhos namorem ou se casem com ímpios nem com lobos disfarçados de ovelhas.

Foi esta a lição que tirei do Caso Eloá. Um caso que foi acompanhado dia após dia por todas as famílias brasileiras. A certa altura dos acontecimentos, era como se ela fosse uma filha em perigo de cada uma delas, que puderam lhe prestar qualquer tipo de socorro. O final feliz que todos esperavam não veio. Eloá foi sepultada na terça feira, dia 21 de outubro, sob forte comoção social. Mais de 27.000 pessoas compareceram no velório, e cerca de 10.000, foram até o Cemitério de Santo André para lhe dar o último adeus.

A Recessão Financeira Mundial de 2008

A festa acabou. O mundo está descendo em direção ao vale. A economia Americana "degringolou", grandes grupos financeiros quebraram por causa de uma especulação com títulos imobiliários. Com a globalização e a moeda digital outros Bancos de outros países também ficaram em situação de insolvência. Até grandes companhias brasileiras deixaram de produzir e buscaram soluções em derivativos cambiais apostando na calmaria e prosperidade mundiais.

Onde é que a coisa vai pegar. Os americanos são os maiores (gastadores) consumidores de produtos fabricados no mundo inteiro. É como se o mundo fosse uma grande feira, que em um belo dia os fregueses não apareceram para fazer as compras. Resultado: redução na produção, desemprego, mais redução na produção e mais desemprego, ou seja, um caminho em círculos no morro da economia abaixo.

Estive no início da Conferência Missionária 2008 da Igreja Batista do Morumbi, no sábado, dia 25 de outubro. Ouvi e entendi a esclarecedora mensagem do Pastor luterano Valdir Raul Steuernagel, ex Presidente (1998-2003) da diretoria internacional da ONG Wolrd Vision. Ele dizia que as primeiras vítimas desta depressão são exatamente as comunidades carentes que são mantidas com através de auxílio humanitário das nações. Por exemplo: são os refugiados africanos da Região de Darfur no Sudão e na Somália. Com o forte cheiro de recessão e depressão no ar a primeira coisa que o mundo faz é fechar o bolso, ou seja: cortando gastos com benemerência.

É previsto que esta recessão vai reduzir o nível de emprego em todas as nações do mundo. O melhor a ser feito é continuar orando e planejando gastos. Como pessoa experiente em assuntos de desemprego, pois fiquei 11 anos desempregado, sei por experiência própria o que significa gastar de acordo com o que se ganha - sem se enterrar debaixo de dívidas.


Eleições Municipais de 2008

Sem comentários. He he he!



Obrigado pela leitura. O Senhor Jesus "te" ama!

cruzue@gmail.com

.

3 comentários:

Presbítero Matheus Souza disse...

Confira minha mensagem de gratidão ao amado irmão em nosso blog.
http://minhafamiliaamada.blogspot.com/2008/10/mensagem-de-gratido.html

André Pereira disse...

A PAZ DO SENHOR AMADO.
Tenha um bom dia e Parabens pela postagem nunero 500ª!

Que vc continue a sendo esse vaso usado por Deus!

FIQUE NA PAZ AMADO
De seu Irmao e cooperador no Evangelho:André Pereira

Unknown disse...

Graça e Paz!

A nossa igreja tambem está voltada para este desafio, vamos trazer para nossa casas o maior numero possivel de vizinhos e amigos não evangelicos para terem esta oportunidade de está conhecendo o unico e verdadeiro caminho.
Confio em Deus que a resposta vai ser maravilhosa.

Estamos juntos nessa Brasil

paz