terça-feira, setembro 16, 2008

Parodiando Maiakovsky - É preciso Agir


Abre meus olhos Senhor!


De Maiacovsky,

É PRECISO AGIR


Na primeira noite

eles se aproximam

e colhem uma flor

em nosso jardim.

E não dizemos nada.



Na segunda noite,

já não se escondem:

pisam as flores,

matam nosso cão,

e não dizemos nada.



Até que um dia,

o mais frágil deles,

entra sozinho em nossa casa,

rouba-nos a lua, e,

conhecendo nosso medo,

arranca-nos a voz

da garganta.



E, porque não dissemos nada,

já não podemos dizer mais nada.

---------------------------------------------------

Paródia I
Autor: Bertold Brecht


É PRECISO AGIR II


Primeiro levaram os negros

Mas não me importei com isso

Eu não era negro


Em seguida levaram alguns operários

Mas não me importei com isso

Eu também não era operário


Depois prenderam os miseráveis

Mas não me importei com isso

Porque eu não sou miserável


Depois agarraram uns desempregados

Mas como tenho meu emprego

Também não me importei


Agora estão me levando

Mas já é tarde.


Como eu não me importei com ninguém

Ninguém se importa comigo.

--------------------------------------------------


Paródia II:
Pastor Martin Niemöller
símbolo da resistência aos nazistas na Alemanha.


É PRECISO AGIR III


"Um dia vieram

e levaram meu vizinho que era judeu.

Como não sou judeu,

não me incomodei.


No dia seguinte, vieram

e levaram meu outro vizinho comunista.

Como não sou comunista,

não me incomodei .


No terceiro dia, vieram

e levaram meu vizinho católico.

Como não sou católico,

não me incomodei.


No quarto dia, vieram e me levaram;

Já não havia mais ninguém para reclamar..."

----------------------------------------------------



Paródia III
Autor: João Cruzué


É PRECISO AGIR IV



Um dia vieram

E começaram a dizer na TV

que todo pastor é ladrão,

e não fizemos nada.



No segundo dia

A própria justiça veio

E mandou arrombar a porta

De uma igreja para um casamento,

E não dissemos nada



No terceiro dia

Autores de novelas nos estigmatizam

Como bandos de loucos, inquisidores

E continuamos aceitando tudo



Até que um dia

Depois de tanta omissão e alienação

Nossos próprios filhos

Com vergonha de nós

Nos aconselham a calar a boca

Porque aprenderam a ser omissos conosco!


E porque nunca protestamos

e nossos pastores sempre ficaram calados

Agora somos motivos de chacotas e preconceitos

e corremos o risco de passar às novas gerações

que somos cidadãos de quinta categoria

e que ser crente é não ter nem dignidade,

nem cidadania.

Até quando vamos continuar calados?


--------------------------------------------


O Povo Evangélico merece respeito, porque seu incansável trabalho de levar a mensagem do Evangelho recupera, ensina e valoriza as pessoas tornando-as cidadãos brasileiros mais prósperos e mais dignos.


Comente, participe, dê sua opinião.
cruzue@gmail.com



Nenhum comentário: