terça-feira, setembro 23, 2008

A Finlândia está de luto outra vez


......................................Pekka-Eric Auvinen e Matti Juhani Saari
Por João Cruzué

A Finlândia,
um país nórdico com 5,29 milhões de habitantes, ocupa hoje o topo do ranking de qualidade no ensino com base em testes da OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Em 2006 seus alunos conquistaram o primeiro lugar em Ciências, o primeiro em Matemática, e o segundo lugar em leitura.

Os estudantes
finlandeses são os mais bem preparados do mundo e um dos cinco segredos da Escola finladesa é: O prazer de estudar - Os diretores e professores são responsáveis pela criação de um ambiente agradável aos estudantes. A carga horária é bem dosada, e a partir da 7ª série os alunos estão livres para escolher algumas disciplinas com as quais têm maior afinidade.

Por mais paradoxal que possa ser, a Finlândia não é um país de escolas com ambientes tão agradáves conforme afirmam ser. Ela corre o sério risco de desbancar os Estados Unidos da América do primeiro lugar de um ranking macabro: o assassinato em série de estudantes por franco atiradores também estudantes.

Em menos de
um ano foram dois ataques, 19 mortos e dezenas de feridos.

Em 09 de novembro de 2007, o estudante Pekka-Eric Auvinen, 18 anos, matou oito estudantes e feriu outros 12 na escola de Jokela, e depois suicidou-se. O mais assustador foi ele ter postado, um dia antes no YouTube, um vídeo entitulado "O massacre do Colégio Jokela".

Ontem, terça feira de manhã ,22/09/2008, outro estudante, Matti Juhani Saari, 22 anos, matou dez pessoas, alunos de um colégio profissionalizante de Kauhojaki, no sudoeste da Finlândia, e depois também cometeu suicídio.

Saari chegou a ser detido no dia anterior pela pela polícia e levado a interrogatório, justamente por causa dos vídeos que ele também postara no YouTube. Após prestar depoimento, ele foi dispensado, porque possuia uma licença temporária para portar armas de calibre 22, desde agosto 2007. Foi com esta arma que ele tirou a vida de 10 pessoas e incendiou algumas vítimas supostamente todos estudantes, colocando a Finlândia novamente de luto.

Comentário: Não basta encher a cabeça de um estudante de saberes, e deixar sua alma vazia. Saari era ateu e morava só, com um gato. Ele publicava mensagens de ódio, guerra e vingança na WEB, similares às do outro (Pekka-Eric) psicopata finlandês. Seu vídeo favorito era "Massacre na escola de Columbine". Em tempos globalizados, acontecimentos iguais a este não estão descartados no Brasil. Basta ver entre algumas comunidades de ateus no Orkut, tópicos iniciados por jovens com perfil nitidamente de psicopatas. Não faz muito tempo que um deles escreveu: "Crente bom é crente morto".


Reportagem de João Cruzué
Para o Blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com


.

Nenhum comentário: