sexta-feira, setembro 12, 2008

Entrevista com o Pastor Altair Germano da Silva


Pr. Altair Germano da Silva
Ganhador do Prêmio Blogueiro Cristão 2008


Familia Germano da Silva
Família Germano da Silva
Pr. Altair, Álvaro, Paulo e Irmã Elizabeth
da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Abreu e Lima-PE


Sobre uma política de aproximação
entre as Assembléias de Deus brasileiras:

"É necessário muito mais
que um grupo de trabalho
para estreitar os relacionamentos,
é preciso uma intervenção divina"


Por João Cruzué

1 - O Pastor Altair Germano da Silva recebeu o Prêmio Blogueiro Cristão de 2008, por indicação de seus colegas blogueiros da UBE. O que representa este prêmio no seu ministério e quais foram seus sentimentos ao recebê-lo?

R.: O prêmio representa para mim mais uma prova , que de alguma maneira pessoas estão sendo alcançadas e abençoadas pelas postagens do blog. Fiquei bastante feliz com o reconhecimento do trabalho por mim desenvolvido na internet.

2 - O Ministro Marco Aurélio Mello convidou a sociedade brasileira para opinar sobre o aborto de anencéfalos em três audiências públicas, sendo a última em 04 de setembro. Na sua opinião, por que apenas a Igreja Universal do Reino de Deus se inscreveu e marcou posição?

Parece que os nossos representantes políticos e líderes denominacionais deram um "cochilo" ou estão envolvidos por demais com outras questões, que acabaram negligenciando a importância do debate.

3 - Considerando que A Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se inscreveu, este fato deve-se sua concordância com a maioria dos segmentos sociais que é favorável neste caso a descriminalização? É possível aceitar a versão oficial de que não houve conhecimento prévio da comunicação do STF?

Desconheço qualquer pronunciamento oficial da AD sobre o assunto.

4 - O ano de 2008 é um ano de eleições para prefeituras e câmaras municipais. A quem o pastor credita a responsabilidade pelo discipulado dos crentes pentecostais quanto à suas convicções de que a política é coisa do diabo?

Em primeiro lugar, entendo que tal “diabologização” da política não é exclusividade dos pentecostais, mas sim, um mal na vida de cristãos evangélicos de todas as correntes e segmentos. Os responsáveis são todos os líderes e crentes alienados, que já passaram ou estão passando pela história, sem entender seu papel social.

5 - Por falha de ensino de consciência política os crentes nem quantitativa nem qualitativamente têm sido bem representados nas casas legislativas brasileiras. Vai ser preciso mesmo que o movimento gay "aprove" uma lei que torne a Bíblia e os pastores crentes homofóbicos para que a Igreja insira em sua grade curricular de Escola Dominical lições sobre cidadania e consciência política?

Já existe algo de muito tímido à nível de ED no que diz respeito a estes temas. Muito ainda precisa ser feito e não sei se a aprovação de leis contra a homofobia vão colaborar com isto.

6 - Fundamente sua opinião sobre o voto evangélico. Irmão vota em irmão ou na hora de votar não é preciso conhecer as convicções religiosas
de ninguém?

Sobre isto escrevi em meu blog:

Sou político - Nasci, fui educado, trabalho, tenho direitos e deveres na pólis. Sou co-responsável pelo destino da minha cidade, do meu estado e do meu país.

Sou cidadão - Entre os meus direitos e deveres como cidadão da pólis, estão o de votar e ser votado.

Voto - Apesar de falho (como todo sistema político), o sistema democrático me concede a liberdade de escolha. Esta liberdade procuro exercer com consciência.

Tenho um candidato - O meu candidato é de preferência um cristão. Quando não, deve pelo menos pensar e agir sob princípios cristãos. Ele deve possuir um mínimo de competência para exercer o cargo e o mandato que pleiteia. Não é aquele que me oferece mais dinheiro ou favores, é o que me apresenta as melhores idéias e projetos. O meu candidato não é aquele que tentam me impor, é aquele que me convence com argumentos sólidos, consistentes. O meu candidato não é perfeito, mas procura ser íntegro, transparente e confiável. Quando não percebo numa eleição um candidato com o perfil e qualidades acima descritos, simplesmente fico sem candidato. Não voto contra a minha consciência. Não a vendo, nem a negocio.

7 - A Igreja Ev. Assembléia de Deus de Abreu e Lima é famosa em todo o Brasil porque está associada ao Pastor Isaac Martins. O que pode nos contar do momento atual desta Casa e de suas perspectivas para os próximos anos?

A Igreja AD em Abreu e Lima cresce quantitativamente e amadurece espiritualmente. Seu atual líder, o pastor Roberto José dos Santos, é um homem de grande visão e ousadia, assim como foi o pastor Isaac Martins. Se mantiver o modelo bíblico, as perspectivas para os próximos anos são animadoras.

8 - Em 2011 será comemorado em grande estilo o Centenário das Assembléias de Deus no Brasil. Na sua opinião as duas maiores convenções desta denominação deveriam continuar divorciadas ou é necessário um grupo de trabalho para estreitar este relacionamento?

Não deveriam, mas nos parece que as questões políticas internas sempre falam mais alto do que o dever cristão. É necessário muito mais que um grupo de trabalho para estreitar os relacionamentos, é preciso uma intervenção divina.

9 - No Brasil a liberdade de expressão religiosa tem um lado bom e outro ruim. A cada dia, centenas de novas associações religiosas são registradas em cartório como resultado de uma cultura da "divisão". Acredita que esta cultura é prejudicial ao Evangelho, é necessário a sugestão de um projeto de lei, de consenso entre as Igrejas, para que Deus não seja visto como uma mercadoria descartável pela sociedade?

A divisão possui um lado bom e outro ruim. O lado bom é a diversidade de opções para a vivência dos princípios da palavra de Deus em meio a teia cultural que é o Brasil. O ruim , é o espírito de competição, insubmissão, rebeldia e comercialização da fé, que por vezes impera.

10 - O Pastor Martin Luther King, Jr. era apenas um homem. No entanto, a semelhança de Moisés no Egito, liderou os negros americanos à condição de cidadãos com plenos direitos civis. Existe diferença entre ser político e exercer a política?

Ser político é um estado. Exercer política é engajamento. Somos políticos porque vivemos em sociedade organizada, com leis, direitos e deveres. Exercemos política quando tomando consciência do ser político, deixamos de ser meros espectadores da história e nos tornamos atores da mesma.

11 - Suas considerações finais.

Quero agradecer o espaço aberto para expor minhas opiniões sobre as questões aqui colocadas, parabenizar pelos relevantes serviços prestados à comunidade cristã evangélica, através da internet e aproveitar também para dizer que sou totalmente dependente de vossas orações.


Por João Cruzué
Para o Blog Olhar Cristão
SP 12.09.2008


cruzue@gmail.com

.


Nenhum comentário: