segunda-feira, setembro 22, 2008

Blogs: ABC para iniciantes


Autoria de João Cruzué
1ª AULA
Existem vários sites que disponibilizam espaço gratuitamente para edição de Blogs

1. www.blogger.com
2. www.wordpress.com
3.www.uol.com.br
... Entre outros
---------------------------

2ª AULA
Como criar um Blog gratuito no Google, o mesmo dono do Orkut.

Primeiro passo: crie uma conta de email no Google aqui em: www.google.com

Segundo passo: navegue para www.blogger.com e entre com o mesmo nome de usuário e senha da sua nova conta de email.
---------------------------

3ª AULA
Como dar nome ao blog e criar um endereço de blog na internet

Terceiro passo: Antes de batizar o seu blog, digite o nome dele na busca do Google. Pode ser que o nome já seja muito utilizado. Procure ser original. Em princípio pode ser qualquer nome, mas é melhor ser prudente e utilizar um nome bem original. Por exemplo, quando criei o nome Olhar Cristao - não tinha ninguén na internet com este nome. Dica: depois de batizar o seu blog, esse nome pode ser alterado quantas vezes quiser.

Quarto passo: o endereço eletrônico do seu blog na Internet. Se no nome de batismo do seu Blog pode ser qualquer um, já no endereço isto não é possível. O blogger não vai deixar você cadastrar um endereço de outro blog. Se você tentou um nome, por exemplo: blogdojoao e recebeu um aviso em letras vermelhas de que não está disponível, você vai usando alternativas.

Dica:
às vezes o nome que você escolheu não esteja disponível, mas apenas foi reservado há bem tempo e não está sendo utilizado há anos. Então em lugar de blogdojoao, você tenta esta modificação: blog-dojoão ou blogdo-joao ou blog-do-joao. O endereço aceita o hífem.

Recomendação importante
: o nome do seu blog não pode ter sinais gráficos (acentos) nem cedilhas. Exemplo, em lugar de recomendação, ficaria: recomendacao.
Depois que você Batizou e acerto o endereço digital do seu blog, digite a confirmação das letras,
envie e passe para o passo seguinte.

Quinto passo: a escolha do modelo do blog: minha recomendação é que se use o modelo Rounders 3. Motivo, ele aceita várias configurações diferentes, inclusive aumento na largura.

Sexto passo: faça a sua primeira postagem: digite um texto, ou cole um texto ja digitado na caixa de textos, depois escolha um título que resuma melhor seu texto e atenção: também não coloque nenhuma acentuação nem cedilhas, nem aspas, nas palavras do título. Pronto? vá até o rodapé da página e mande PUBLICAR POSTAGEM. Depois clique lá em cima em
Visualizar Blog.

Sétimo passo: muitos blogueiros depois que clicam em Visualizar o Blog não sabem como acessar novamente o texto digitado para corrigi-lo. A dica é clicar em Nova Postagem, na página seguinte clicar em Editar postagens e depois escolhar qual postagem vai Editar. Depois de corrigir/Editar publique de novo em PUBLICAR POSTAGEM.

Por hoje é só.
Na quarta aula vou ensinar inserir uma imagem no texto do blog

Não esqueça de visitar meu blog: www.olharcristao.blogspot.com


Evangélicos: envie suas dúvidas para mim
João Cruzué - cruzue@gmail.com


PARA OUTRAS DICAS DE COMO BLOGAR: DICAS DE BLOGUEIRO

.


------------------------

Nenhum comentário: