domingo, agosto 31, 2008

Notícias evangélicas de Angola


Igreja Assembléia de Deus Pentecostal de Angola
Templo Assembleia Deus Luanda

"Estamos projectando
construir este Templo com a capacidade para 5000 pessoas sentadas, numa zona "nobre" da cidade de Luanda, denominada "Luanda Sul". Pelo que, pedimos a todas as pessoas de boa vontade, Filhos de Deus, chamados por Deus, para nos ajudarem em primeiro lugar com as suas orações intercessórias, e em segundo lugar com a sua ajuda financeira ou material.
Assembléia de Deus Pentecostal de Angola


A Assembleia de Deus Pentecostal Ministério do Maculusso é o resultado do esforço evangélico de um grupo de irmãos portugueses que se congregava na Vila Clotilde, com o casal Ricardo da Ribeira, na altura denominada “Igreja Evangélica de Jesus” no início dos anos sessenta.

Os primeiros trabalhos foram realizados em 1959 com a existência de um pequeno grupo da Escola Dominical. Este grupo cresceu e veio assumir-se como Assembleia de Deus Pentecostal entre os anos 1966 e 1968 com a chegada do primeiro missionário
Israel Cóias Pires que liderou até 1974.

Com a sua saída em 1974, assumiu a liderança da Igreja o Pastor brasileiro Daniel Correia que na véspera da independência deixou o País, ficando esta sob responsabilidade do então Ancião Afonso Morais de Carvalho que a dirigiu até 1982, altura em que alegara ter recebido uma visão de Deus para trabalhar em Portugal.

Com a sua partida para Portugal, deixa a igreja sob responsabilidade do então Ancião Rogério, poucos meses depois dada a complexidade da própria obra a entregou ao então Ancião Carlos Luís Ramalhete do Prado que a pastoreou até Março de 1989, quando por motivos profissionais foi forçado a trabalhar na Província da Huila como médico, valendo a revelação recebida de Deus, três anos antes convidou um co-pastor que estivesse junto dele e que se entrosasse no modus vi vendi do povo do Maculusso.

Nessa altura com cerca de 340 membros baptizados dos quais somente cerca de 90 eram efectivos, ou seja, constantes, o Pastor Francisco Domingos Sebastião assumiu a liderança da igreja com circunstâncias bastantes difíceis resultantes das intempéries motivadas pela saída do seu antecessor. Fotos de eventos da Igreja Assembléia de Deus Pentecostal de Angola

Coadjuvado na altura pelo então evangelista Enoque Gomes e Alberto D´Alva Teixeira, deu-se início a um vasto programa evangélico que no referido ano trouxe para a igreja 680 almas convertidas, isto no mês de Agosto. Facto que obrigou no ano seguinte a igreja realizar dois cultos aos domingos, dada a exiguidade do espaço.

Desde a data acima mencionada, o ministério desta igreja empenhou-se arduamente na conquista de espaço físico e espiritual alcançando posição bastante considerável.

Actualmente, a igreja conta com cerca de 45.000 congregados dos quais 11.000 membros baptizados e em comunhão, em toda a sua extensão assistidos por 32 Pastores, 33 Evangelistas, 18 Anciãos, 46 Diáconos e 69 Diaconisas (Total=198 ministros).

A igreja conta ainda com o trabalho nas seguintes Províncias do País:

Luanda Norte com 5 igrejas, Malange com 3 Igrejas, Bengo com 5 igrejas, Namibe com 5 igrejas, Cunene com 1 igreja e no exterior, Portugal, Espanha, Brasil e África do Sul. História da Igreja ADPA - Dados de 2005.


--------------------------------------------------------------------

Do Jornal de Angola:

1 - Pastores da Convenção Baptista satisfeitos com a campanha

20.08.2008 - Os pastores da Convenção Baptista de Angola, reunidos na cidade do Huambo, na sua III conferência nacional, regozijaram-se pela maneira como está a decorrer a campanha eleitoral. Os pastores, segundo um comunicado final, vão continuar a sensibilizar os fiéis da igreja com vista a exercerem o seu dever cívico e patriótico, participando de forma livre nas eleições legislativas de 5 de Setembro. Recomendam aos líderes partidários e seus activistas de mobilização de massas a obedecerem, na apresentação dos seus programas, às orientações dadas pelo Presidente da República em relação à conduta cívica que cada um deve manifestar nesta fase de campanha eleitoral.

O documento pede aos partidos que se abstenham de fazer propaganda nos locais de culto dos fiéis da Convenção Baptista e exorta os seus pastores a afluírem às mesas das assembleias de voto no dia das eleições.

Os pastores da Convenção Baptista apelam também aos membros da igreja a respeitarem as opiniões e opções dos outros cidadãos, promovendo a democracia e a escolha livre. O documento conclui que os 90 pastores presentes na conferência pedem a todos os cristãos, em Angola e no mundo, a continuarem a sustentar com orações, acções de perdão e atitudes promotoras de paz, o processo histórico de eleições em Angola.

2 - Juventude da Assembleia de Deus realiza concerto de música gospel

Um espectáculo de música gospel será realizado este domingo, às 15horas, nas instalações desta igreja, situada no bairro Morro da Luz, arredores do campo do Inter Clube, pela juventude da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal do Maculusso (Sub-Congregação da Comunhão).
O evento, segundo Filipe Campos, líder da juventude daquela igreja, visa encerrar as comemorações alusivas ao 5º aniversário daquela organização e as actividades organizadas ao longo do mês de Agosto, em homenagem à Juventude.

“Durante este mês tivemos o privilégio de ter vários seminários e cultos especiais de entretenimento com exibição de peças teatrais, coreografias, jograis e outras actividades, realizadas em alusão ao mês da Juventude”, frisou.

A decorrer sob o tema “Continuadores do Projecto de Deus”, o culto será abrilhantado por nomes sonantes da música sacra, entre os quais destacam-se os artistas Bambila, Silva Music, Dodó Miranda, Clarry e Isa.

De acordo com o dirigente cristão, “pretende-se com o espectáculo incentivar os jovens a continuar com a obra que Jesus deixou e simultaneamente alertá-los sobre a sua responsabilidade na vida cristã”.

Faz igualmente parte do "cardápio" de domingo a exibição de várias peças teatrais, coreografias e jograis.

A mensagem bíblica de encerramento da actividade estará a cargo do pastor João Agostinho, que vem do Bengo para Luanda exclusivamente para pregar o tema "Recebendo o Testemunho”.

De salientar que a Juventude da “Sub-Congregação da Comunhão” foi criada a 20 de Agosto de 2003.


3 - Congresso Adventista mobiliza milhares de fiéis

Nicodemos Paulo|Uíje

Mais de dois mil jovens provenientes das províncias de Cabinda, Zaire, Bengo, Luanda, Malanje e Uíje (anfitrião), todos eles afectos à Igreja Adventista do 7º Dia, participaram no V Congresso da referida agremiação religiosa que decorreu sob o lema “O nosso candidato”.

O encontro que encerrou ontem teve a participação de três mil e 500 jovens, que desde quinta-feira última abordaram alguns temas como: “Eleições e política”, “Sexualidade”, “Moda” e “Entretenimento”. O congresso que se realizou por ocasião do centenário da Associação Norte do Ministério Jovem Adventista teve como objectivos principais aprofundar o relacionamento do jovem segundo a visão da Igreja, informar e prepará-los para enfrentarem a secularização (sexualidade, moda e entretenimento), desenvolver a consciência social, o ecumenismo e o espírito patriótico.

“Espera-se muito dos jovens face aos desafios a que o país se propõe, por isso, eles devem ser avisados para não correrem o risco de errar e comprometerem o seu futuro a favor das seduções quotidianas”, disse o pastor Lourenço Suquina, representante nacional da juventude da Igreja Adventista em Angola e em São Tomé e Príncipe, que procedeu à abertura do evento.

4 - Governadora de Luanda apela a Igreja Universal do Reino de Deus

Joaquim Cabanje

26.08.2008 - A governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, apelou ontem aos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), sobretudo às mu-lheres, para aderirem ao programa de alfabetização em curso no país.

A governadora pretende que deixem de existir mulheres analfabetas no seio desta Igreja, adiantando que para se atingir tal objectivo é necessário que todas sejam enquadradas nas aulas de alfabetização. Para o efeito, Francisca do Espírito Santo convidou os intelectuais desta congregação religiosa a colocarem os seus conhecimentos ao serviço das suas irmãs menos capacitadas em termos académicos, com vista a elevarem o seu nível de formação.

Na ocasião, a governadora de Luanda procedeu à entrega de material para a prática da albafetização e à abertura de uma escola de música e de prática desportiva. Doou, igualmente, 215 livros, que vão engrossar o acervo da biblioteca da IURD. Depois de elogiar o trabalho espiritual da IURD no seio da população angolana, Francisca do Espírito Santo apelou aos presentes para primarem pela tolerância, amor e solidariedade. A governadora apelou ainda às mulheres para registarem as suas crianças e, por último, para irem às urnas, no dia 5 de Setembro, a fim de escolherem o partido que governará o país nos próximos quatro anos.

Fonte: Jornal de Angola.com

Não deixe de ler publicações anteriores: Igreja Assembléia de Deus de Angola


cruzue@gmail.com

.
.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vi acima uma pequena nota sobre a origem do trabalho da Assembleia de Deus do Maculusso. Nos traços essenciais, os dados recolhidos são fidedignos. AConselharia, no entanto, aos leitores deste blogue, a leitura do meu livro «Recantos do Mundo» (Casa Publicadora das Assembleias de Deus em Portugal) para melhor informação sobre o tema. A obra abrange o período de 1937 (altura da chegada do 1º missionário pentecostal ao território de Angola) a 1949 (altura em que chegou a Angola o 1º missionário pentecostal português)e depois a implantação da Assembleia de DEus no Cuanza Sul e em Luanda.
Com amizade

João Cruzué disse...

.

Obrigado pelo comentário. Este assunto teve sequencia posteriormente. Pena que na época não consegui nem fotos nem textos para homenagear dignamente o trabalho dos companheiros angolanos.

Peço, por favor, ao autor do pequeno comentário acima, que se identifique, para que os leitores deste blog o conheçam.

Contato conosco: cruzue@gmail.com


.

Unknown disse...

Li que vcs tem intenção de construir um templo!!!!!
A Palavra de Deus diz que o unico templo que Deus constituiu foi em israel e que depois dele nenhum outro tipo deverá ser construido!! Que construam casas de oração sim..mas templos só Deus construiu!!
E hoje nem existe mais o templo de Deus, existe uma mesquita no lugar do templo!! Pq o véu foi rasgado e não precisamos mais de templos pra adorar o Deus de Israel!!!"onde houver dois ou mais falando em meu nome ali eu estarei..." essa é minha opinião baseada nos estudos biblicos e depoimento evangelsitico de Mario Persona, que ensina o evangelho com clareza!! Voces podem procurá-lo no youtube com o tema "O Evangelho em 3 minutos" !! Simples como as coisas de Deus!!!
obrigada pela atenção desde já!!
Nina Louzada!!!!!!!!

Joao Cruzue disse...

.

Irmã Nilza,

Há mais de ano o templo foi inaugurado. Este templo não foi construído por judeus. Os Judeus não podem construir templos. Só sinagogas.

No meu entender, Cristianismo nada tem a ver com o Judaísmo. São religiões diferentes.


.

ASSEMBLEIA DE DEUS disse...

Cara Valéria, voce é tão radical. Não misture as coisas, templo, casa de oração, são lugares de culto. Templo de Esrael é uma coisa, templo casa de culto é outra.

Fernando.

JUAHREZ ALVES disse...

Cantora evangélica brasileira Lucynha Cintra, veja a música linda: http://juahrezalves.blogspot.com/2011/04/ex-axe-blond-lucynha-cintra-comeca-se.html

António Bento disse...

Gostaria de saber se hexiste alguma missão vossa no Leste de Angola, o mais perto possível da Comuna do Luvuei. Gostaria de saber como contactar essa missão, para que num futuro próximo, pudesse reunir as boas vontades de muitos ex militares portugueses que por alí passaram para ajudar de alguma forma aquela gente, que está certamente com muito mais faltas do que nós.
António Bento, Vendas Novas, Alentejo, Portugal.
agbento1951@hotmail.com