sexta-feira, junho 13, 2008

A Igreja Batista da Avenida Dexter


A Igreja de Martin Luther King

Igreja Batista Memorial King da Avenida Dexter
Montgomery - Alabama - USA.

João Cruzué

As origens da Igreja Batista Memorial King da Avenida Dexter nº 454, remonta a 1877. Cidade: Montgomery, no Alabama - Estados Unidos da América. Sua importância histórica não veio por ter sido construída no tempo da escravidão nem pelo seu projeto arquitetônico. Sua fama MUNDIAL veio pelas ações firmes e sermões ousados de dois grandes pastores que serviram ali de 1948 a 1960, o Dr. Vernon Johns e Dr. Martin Luther king, Jr.

Dr. Vernon Johns, um velho pastor, aceito pelo conselho de diáconos local, apesar de ter um histórico de curtas estadias em várias Igrejas pela militância contra a segregação racial sulista. A começar pelo primeiro sermão "A parábola do Rico e do Lázaro" em que o "rico" eram os brancos opressores dos negros da comunidade. Ele foi 19º pastor e permaneceu na Igreja da Avenida Dexter de 1948 - 1952, quando foi "convidado" a deixar a Igreja pelos mesmos diáconos que não conseguiam manipulá-lo e "domesticá-lo", para por fim as dores de cabeça com as autoridades brancas de Montgomery.

Para sucedê-lo, em 1954 os Diáconos aprovaram o currículo de um jovem pastor chamado Martin Luther King, Jr., que pensavam ser perfeitamente adequado para aceitar "cabresto". A surpresa não tardou. O jovem pastor da Igreja Batista da Avenida Dexter, 454, virou Montgomery, os Estados Unidos e o mundo pelo avesso. Em 1964, dez anos depois, ganhou o Prêmio Nobel da Paz e emplacava a emenda dos Direitos Civis na Constituição Americana em Washington, enquanto pregava na praça do Lincoln Memorial o famoso sermão: "I have a dream" - Eu Tenho um sonho.

Este Templo é hoje um monumento histórico nacional americano, porque expressa a memória de um grande servo de Deus que uniu a oração ao discurso, e o discurso a ação! Ele foi o 20º pastor da igreja Batista da Avenida Dexter, 454 de Montgomery - Alabama de 1954 a 1960.


Nota: clique na foto para ampliar.

Autor: João Cruzué
Ao copiar mantenha o original
cruzue@gmail.com

.

Um comentário:

Unknown disse...

minha igrejae a batista desde de garoto, um dia quero conhecer a igreja batista de montgomery