domingo, junho 22, 2008

Conselhos sobre namoro

O NAMORO AINDA EXISTE?


PASTOR CIRO SANCHES ZIBORDI

" Quando eu era jovem e solteiro, tive a felicidade de ter sido instruído por meus pais e pastores acerca do namoro cristão. Aprendi que, para ser abençoado no casamento, é preciso começar certo, tendo um namoro de acordo com a vontade do Senhor (Rm 12.1,2), pois “... aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 Jo 2.17).

Aprendi que há três fases muito importantes num relacionamento afetivo: namoro, noivado e casamento. O namoro é a fase em que o futuro casal se conhece e, por isso, deve conversar, conversar, conversar... O noivado é o período de preparação para o casamento, isto é, a união do casal propriamente dita.

Como fui abençoado nessa área, sinto-me no dever de ajudar a outros, o que procurarei fazer, nesta semana em que ocorre o chamado DIA DOS NAMORADOS, por meio deste artigo. Sei que, para muitos, o que eu vou dizer aqui parecerá ultrapassado, arcaico e rígido demais para esse tempo em que prevalecem influências filosóficas como relativismo, hedonismo, egoísmo, imediatismo e narcisismo. Mas espero ajudar pelos menos os jovens realmente interessados em glorificar a Deus em tudo (1 Co 10.31).

O que é o nAMORo?

Confunde-se, hoje em dia, namoro com flerte, aventura e relacionamento sem compromisso. O chamado “ficar” parece ter chegado para ficar. E é comum ouvir jovens dizendo: “Eu só fiquei com ele naquele dia; não foi nada sério”. Entre as pessoas que não temem a Deus prevalece a ideia de que os namorados podem se relacionar intimamente, sem nenhuma restrição. E vemos psicólogos e a própria mídia incentivando isso.

O namoro — namoro, mesmo! — é uma fase de conhecimento recíproco, que precede o período de preparação para o casamento: o noivado. Na palavra “namoro” está contido o termo “amor”, evidenciando que não se trata de um período sem importância. O nAMORo verdadeiro é para pessoas que se amam, e não para aquelas que apenas têm uma atração passageira ou simplesmente não querem ficar sozinhas.

Quando começar um nAMORo?

Para se começar um namoro, é preciso ter alcançado a maturidade, período que só vem após a adolescência, que é uma fase de transição entre a infância e a juventude. Como não se trata de passatempo, mas de uma importante etapa, só deve pensar em namoro quem realmente está determinado a casar. Quem namora por namorar está começando errado e sofrerá as conseqüências (Gl. 6.7). E quem diz que namoro sério deve, necessariamente, se preocupar com as condições mínimas para um futuro casamento.

Certo rapaz que havia pedido uma jovem em casamento ouviu dela a seguinte condição: “Eu quero que você converse com o meu pai”. O rapaz concordou em pedir permissão ao pai da jovem para namorá-la (prática que, hoje em dia, é tida como retrógrada, infelizmente).

Começou, então, o interrogatório:

— Você trabalha? — perguntou o pai da jovem.
— Não, mas Deus vai me ajudar — respondeu o rapaz.
— Estuda?
— Não, precisei parar. Mas Deus vai me ajudar.
— Tem ideia de como sustentará a minha filha enquanto nenhum de vocês estiver trabalhando?
— Não, mas tenho certeza de que Deus me ajudará...

Ao ouvir as repetitivas respostas, o pai disse à jovem: “Minha filha, eu não sabia que agora eu sou Deus...”

Lembre-se: Deus ajuda aqueles que se esforçam e têm vontade de trabalhar (Jó 5.7; Pv. 31.27). Quem namora — namora, mesmo! — deve ter um alvo: o casamento. E deve trabalhar em prol de tal realização.
Como encontrar a pessoa ideal para nAMORar?

Quem pensa em namorar de verdade, tendo como objetivo o casamento, precisa atentar para duas coisas importantes. Primeiro, deve orar com fé, esperando no Senhor (Sl 40.1), pois Ele é poderoso para lhe preparar a pessoa certa (Pv 19.14). Ao mesmo tempo, é necessário procurar (Pv 18.22), pois em tudo, na vida, existe a parte de Deus e a do homem (Pv 16.1,2; Tg 4.8).

O jovem cristão deve ter cuidado com os profetizadores casamenteiros (Ez 13.2,3; Ap 2.20), pois a profecia, como dom do Espírito Santo que se manifesta, usualmente, num culto coletivo a Deus, não serve, em regra geral, para ajudar os jovens crentes a encontrarem a “pessoa preparada”. As suas finalidades são edificação, exortação e consolação do povo de Deus (1 Co 14.3).

Muitos hoje são infelizes em sua vida conjugal porque deram ouvidos a falsos profetas. Namoro é coisa séria! Não se deve permitir que a escolha tenha a interferência de terceiros, exceto dos pais, que devem sim aconselhar e ajudar os filhos nessa tomada de decisão.

Deve-se, ainda, orar e procurar uma pessoa, segundo os critérios contidos na Palavra de Deus. Nessa busca, é necessário identificar qualidades, como a espiritualidade (1 Co 2.14-16; 5.11), a beleza interior (Pv 15.13). Muitos se preocupam demasiadamente com a beleza física, que é enganosa (Pv 31.30). Esquecem-se de que a beleza da alma é a mais importante (1 Sm 16.17) e permanece mesmo com o passar dos anos, enquanto a exterior é ilusória, passageira e morrerá tal como uma flor (Pv 11.22; 1 Pe 1.24,25).

É preciso se preocupar também com a compatibilidade (Am 3.3). Muitos hoje dizem que isso não é importante e pensam que podem namorar uma pessoa descrente para ganhá-la para Jesus. Fazer isso, no entanto, é o mesmo que se jogar em um poço para tentar salvar alguém que lá caiu. E ninguém faria isso. Deve-se jogar a “corda” do evangelho para o não-crente se salvar, mas sem nenhum envolvimento sentimental.

Meu conselho é: antes de começar um namoro, é preciso verificar se não há incompatibilidades espiritual, social, etária, cultural, etc. A mais perigosa é a espiritual (2 Jo vv. 10,11). Considerando que a Bíblia chama os incrédulos de filhos do diabo (1 Jo 3.10), não havendo, pois, meio-termo, relacionar-se com um significa ter o Diabo como sogro.

Não pense que um(a) filho(a) do Diabo terá Deus como sogro, em razão de se relacionar com um(a) filho(a) de Deus, equilibrando, assim, o relacionamento. Nos casos de mistura, sempre é o crente o prejudicado (Gn 6.1-4; 1 Co 10). Por quê? Porque está pecando conscientemente, ignorando o que a Palavra de Deus ensina quando ao jugo desigual com os infiéis (2 Co 6.14-18). Não há, portanto, nenhum consenso entre a luz e as trevas, entre Cristo e Satanás.
Que cuidados se deve tomar em um nAMORo?

Aos que já namoram dou alguns conselhos. É preciso ter a preocupação de não exceder nas intimidades (2 Tm 2.22). Não é preciso se sentar a um metro de distância nem pedir para alguém ficar entre os dois. Todavia, não se deve confundir carinho com carícias, que devem ser guardadas para o casamento (Pv 6.27,28; 20.21). Para isso, é preciso vencer as concupiscências, cobiças (Tg 1.14,15; 1 Jo 2.15-17), seja a dos olhos (Gn 3.6; Js 7.21; Mt 6.22,23), seja a da carne (1 Co 6.19,20). Peço ao leitores interessados no assunto que confiram todas as referências bíblicas, pois elas são muito mais relevantes (mas muito, mesmo!) do que as próprias palavras deste editor.

Quanto tempo deve durar o nAMORo?
Nem muito nem pouco tempo. Geralmente, quem prolonga o período do namoro é porque não tem vontade de casar. Alguns, após longos anos, casam, mas não são felizes. O motivo? É possível que o casamento tenha sido ocasionado por pressão, e não por amor verdadeiro. Por outro lado, quem namora pouco tempo, não se prepara suficientemente para o casamento e poderá ter problemas sérios de ajustamento conjugal.
Como conduzir o nAMORo de acordo com a vontade de Deus?
Leia sempre a Palavra de Deus (Sl 119.105); ore todos os dias (1 Ts 5.17; Jr 33.3); cultive o amor (1 Co 16.14; 13.4-8), pois, sem ele, não há razão para existir namoro; aprenda a renunciar; não seja sempre o(a) “dono(a) da verdade” (Fp 2.4); saiba viver em harmonia (Pv 17.1), aprendendo a “dar o braço a torcer” (Pv 15.1); seja fiel, pois, quem não é fiel no namoro, não o será no casamento. Quem ama de verdade se mantém fiel até o fim (Pv 5.15-20; Ml 2.14,15).
Feliz dia dos nAMORados!"

Livros do Pastor Ciro aqui:
Blog do Pastor Ciro Zibordi

Nota: ilustrações do texto: por João Cruzué


cruzue@gmail.com

36 comentários:

Simone Lima disse...

Olá querido(a).. è a primeira vez que visito seu blog e estou adorando suas postagens.Também tenho um blog.. e gostaria de pedir sua permissão.. para postar no meu algumas de suas mensagens, mas é claro no final dando todo o crédito da fonte onde foi retirada a mensagem...Agradeço desde já. Visite o meu blog também..
http://celebrando-a-cristo.zip.net

A paz de Cristo.
Simone Lima

Anônimo disse...

A paz! Gostei muito do seu blog. Parabéns... lembro q visitei este blog outra vez quando li uma postagem sobre casamento (vc citava algumas perguntas q devem ser feitas antes de escolher a pessoa certa). Se for possível gostaria que vc me mandasse esse texto... timaretha_m@hotmail.com.
Obrigado e que Deus te abençõe cada dia mais.

APRENDENDO A GOSTAR DE FISICA disse...

a paz do Senhor Jesus gostei muito do seu blog e que Deus venha te dar sabedoria para fazer outros...

Unknown disse...

Amado ADOOOOREI o blog gosteii muuuito dos conselhos acerca do namoro a forma que o irmão falou foi muito boa nem muito dificil nem muito relaxada deu pra intender tuuudo e querer cada vez mais seguir os mandamentos de Deus sei que depois disso muitos jovens tentarão ser servos melhores OBRIIGADO! fica na paz Deus abençõe mais e mais seu ministério :D

stefani disse...

preciso de conselhos pois ñ sei oq fazer! isso ja esta atrapalhando a minha vida espiritual! estou namorando um rapaz abençoado! + ñ consigo esquecer meu ex! mt obrigada!

Joao Cruzue disse...

Oi Stefani

Você costuma orar antes de tomar decisões? Creio que para não embarcar em um barco furado, você precisa primeiro confiar em DEUS e deixar seus sentimenos em segundo plano.

Mas eu acho que sua escolha já começou errada. Isso pode ser confirmado, se o que eu disse na primeira frase for correto.

Fica com Deus.

Unknown disse...

Olá querido! Adoreiii o blog!!
preciso de um conselho, eu e meu namorado agente se ama, mas agente briga mto. Marcamos o nosso casamento em Janeiro,e faz três mês q estamos juntos

Anônimo disse...

A paz do Senhor queria, gostaria que o senhor me falace sua opiniao, nAMORo com um rapaz á 6 anos e vamor nos casar e estou muito feliz por nós dois, porque nos amamos muito, só que ele não é evangelico. o que eu devo fazer? Assina: Priscila Miranda.

Joao Cruzue disse...

Oi Pris,

A Paz.

A questão não é se ele é evangélico, mas se aceitou Jesus como Senhor.

Viu, não sei se depois de seis anos de namoro, você não tenha ouvido conselhos suficientes.

Minha opinião é a mesma da Bíblia:
5-II Coríntios 6.14; Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

Mas, a escolha é sua, porque depois de casar com ele, e os primeiros anos passaram é que você vai descobrir de verdade quem é o seu noivo.

Em qualquer situação: Ore.


.

Anônimo disse...

Paz do senhor preciso de ajuda com uma coisa, eu tive minha primeira (e muitas vezes mais)relaçào sexual aos 14 anos, não sabia até ontem que precisava passar por uma libertação para que minha alma volte a ser o que era. O problema é que mesmo arrependida do que fiz e com outra pessoa ainda penso em mim e no antigo namorado, e agora eu ainda posso participar da libertação mesmo ainda pensando em nós dois?

Thainá Laís disse...

Gostei muuito de seus conselhos.. que Deus continue sempre te abençoando.

Henrique disse...

Olá, a Paz do Senhor, gostei muito das suas mensagens me abriu a muito a mente, sou solteiro, tenho fé em Deus que ele vai mim da a direção pra encontra uma Jovem, sempre oro a Deus pra mim abençoa e tenho paciência nele.

Jesus é o Senhor !

Joao Cruzue disse...

Irmão Henrique: Salmo 27:12

patricia ranielly disse...

a paz do senhor
preciso urgentemente de um conselho
começei a namorar com um rapaz estavamos orando em busca de um casamento nos amavamos muito mas meus pais tiveram q ir para para outro estado fazer missao eu precisei ir pois era a vontade de Deus eu meu namo namoramos durante um ano a distancia. so orando mas com o passar dos dias foi ficando muito dificil nao tinhamos condiçoes de ver um ao outro entao terminamos passou tres anos e voltei pra minha cidade descobri q ele vai casar mas ainda o amo muito ele parece q sente algo por mim Deus tem falado pra nao desitir pq foi ele q preparou e q ele nao me trousse nessa cidade em vao o q faço??

Joao Cruzue disse...

Oi Pat,

Quantos anos vc tinha quando foi para missões com seus pais?

Há muitas vozes por aí, que parecem ser de Deus.

Continue orando.

As coisas quando são de Deus, não trazem ansiedade,mas calma e paz de Espírito. Isto apenas basta para entender que este assunto deve ser esquecido, mesmo que doa.

O mundo, tem pelo menos, outro 1 bilhão de moços, em lugar de apenas um.

Se vc ficar olhando para trás, vai perder a bênção que está no futurol.


Em Cristo,


Irmão João


.


.

Anônimo disse...

claudemir
ola boa tarde bom tenho uma pergunnta algums dia percebir que stava gostando de uma amiga minha veio nascer um sentimento forte dentro de mim bom depois fiquei ornado durante um tempo esses dias resolvir fala pra ela e pedir uma resposta a ela a sua resposta foi pra nos oramos pois Deus iria dar a resposta certa para nos e que eu era muito importante para ela .enfim o que realmentee quero saber e como agente queria saber qual e a resposta de Deus como vamos saber e tambem se agente podemos sair pra nos conhecer melhor desde ja agradeço pela resposta
obg e que deus te abençoe a kada dia
fique na paz de cristo
claudemirandrei@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabéns, gostei MT da sua postagem, que Deus continue te abençoando (:

Anônimo disse...

Parabens gostei muito do seu blog e que Deus continue abençoando pessoas atraves do seu blog...
eu gostaria de pedir um conselho,a um tempo atras eu terminei com minha namorada , pois meu pai e minha mãe me disseram que ela não era a garota certa para mim que eu conseguiria alguem melhor alguem e que teme a Deus, então por conta disso eu terminei o meu namoro mais estou muito arrependido e não sei se meu pai e minha mãe estavam certos, nao sei oque fazer , ja pensei em voltar com ela varias vezes abraço e que Deus abençoes todos nos !

Jonathan Leonel disse...

me esclaresceu varias coisas pastor, ore por mim, pois acho que encontrei a mulher certa, com quem quero namorar,casar e viver nas leis de Deus!!!!

Anônimo disse...

gostei desse site... minha amiga que me indicou para eu ler pois tou passando por uma situação muito chata... confio no Senhor e após ler esse site decidir seguir a voz do Dele e não a voz do coração...
Bjos... q Deus te abençõe!

Anônimo disse...

A paz do Senhor,
Tenho 32 anos e sou evangelica, fui casada por dez anos e a +ou- dois meu marido foi embora de casa, ja esta morando com outra mulher, sofri muito, orei e jejuei (pedindo a direcao de Deus do que fazer, mas nao obtive resposta clara) mas ele parece estar feliz e nao acho que ele va mudar de ideia, o divorcio deve ser rapido pois nao tivemos filhos, ha uns meses entreguei de verdade minha vida pra Jesus, e estou mudando bastante, pois sempre tive temperamento forte, ainda tenho muito pra melhorar pois so convivia com impios,peço para Deus me ajudar a tomar as decisoes certas, quero saber quanto tempo depois do divorcio devo esperar pra me sentir livre e me relacionar novamente?e posso namorar um rapaz 10 anos mais novo que eu?

Anônimo disse...

Oii! A paz do senhor Jesus ! ;) tenho 15 anos e nao sei oque fazer ! tenho uma amiga que tem 15 anos tbm e ela voltou a conversar com uma antiga '' paquera'' ... o menino a maguou e sumiu.. e nesses dias atras ele voltou novamente decidido a conquistar ela de qualquer jeito. ele mandou uma mensagem no what's aap dela pediu desculpa e varias coisas mais.. ele é do mundo . e sei que ele não é o garoto certo pra ela .. tenho orado e chorado muito , muito mesmo diariamente pedindo pra Deus abrir os olhos dela e mandar esse menino embora.. só que a maioria das ''amigas'' dela(q são do mundo por sinal) ficam insentivando para que ela volte com este menino .. fico muito triste que ela está dando ouvido pra elas e querendo se re-aproximar novamente com este carinha ..acho , ou melhor tenho certeza que Deus tem um principe pra ela da igreja muito melhor doque este menino perdido .. nao sei mais oque fazer ou mesmo falar pra ela ! por favor me ajude . não contei isto pra ninguem e minha familia esta vendo que estou meio abatida e diferente ..mais nao sabem o porque . e eu nao vou falar.. acontece que ultimamente só quero ficar no meu quarto sozinha chorando ,orando , e jejuando muiitooo . hj mesmo estou completando 12 hrs de jejum por está causa . sou muito apegada a essa amiga sabe .. mais eu realmente nao sei oque fazer e falar pra ela .. porque ela e eu somos evangelicas.. mais ela esta deixando as ''amigas'' dela a influenciarem pra cima dele.. e eu como cristã fui a unica que tentou a brecar .. pq sei que isso é errado alem de jogar ela pra cima de um menino ele ser do mundo . sei que isso ta errado e por isso estou pedindo sabedoria a Deus pra dar sabedoria pra ela e pra mim tbm! pf me ajudem!!
desde de já muito obrigada pela atenção ! estou a espera de uma resposta . pf estou prescisando muito agora de ajuda .Deus Abençoe .

Zenith disse...

Bom,eu namoro a 2 ano e 11 meses, um namoro que Deus sempre usava profetas os quais falavam de nossa união, futuro casamento e etc.. Só que a uns tempos estávamos com muitas brigas, situações que até mesmo gerava o término várias vezes e tenho por mim que tudo era falta de maturidade de ambos, pois eu comecei a namorar com ele aos meus 14 anos e ele tinha 21 (na época), mais devido todas as brigas nos fez amadurecer no relacionamento e agora depois de muitas coisas estamos bem, graças a Deus.Só que com tudo o que nos aconteceu as pessoas ao nosso redor meio que "desacreditaram" em nossa união e isso me entristece muito. Eu gostaria de saber se nossa atitudes ao todo fizeram com que Deus se apartasse de nossa união ou ele permite tais coisas acontecerem para que sua Glória venha ser manisfesta em nossas vidas. Nós dois temos dons pela misericórdia do Pai e creio que o Senhor tem algo a fazer em nossas vidas.. Mais tenho medo de não mais ser a vontade dele(Deus),eu e meu namorado nos amamos de verdade.

Anônimo disse...

Olá Pastor, A Paz do Senhor Jesus...Primeiro quero agradecer por se deixar ser usado dessa forma por Deus pra falar pra nós, menos vividos...Amei seu blog!! Sou Thalita,21 anos,solteira, filha de pastor pres. e sei que o peso da responsabilidade é grande sobre filhos de sacerdote e o exemplo que temos que dar aos irmãos... Porém, o senhor deve saber que quando alguém é diferente dos demais, consequentemente ela atrai pessoas, então, gostaria muito que o senhor me desse sua opinião sobre como agir e não ser rude com pessoas que vejo que são infinitamente incompatíveis comigo no nivel espiritual e em outros, porque este foi um dos meus maiores desafios de 2014, e neste ano de 2015 quero saber como agir...Mesmo Talves o senhor não leia esse post eu agradeço á Deus por me guiar a essa mensagem liinda e edificante!!Pazz a todooss!!

Joao Cruzue disse...

Oi Thalita,

A paz do Senhor!

Li seu comentário e creio que entendo sua posição. Escrevi recentemente neste blog um post sobre namoro. No seu caso pessoal, posso dar uma palavrinha: Quando uma moça se aproximava de mim e perguntava sobre minha afeição por ela, eu nunca fingi meus sentimentos. Explicava que ela era uma ótima pessoa, talentosa, etc., mas que o coração nem sempre segue a razão, e por isso, com muito carinho e também sinceridade: eu sinto muito mas não tenho intenção de namorar com a irmã. Quero dizer com isto que a sinceridade é a melhor resposta, cuidando para dizer as palavras com humildade para não magoar os sinceros e sendo bem incisiva com os interesseiros.

É melhor esperar o tempo de Deus.


Abraço do irmão João


.

Anônimo disse...

Olá,a paz do Senhor, tenho 15 anos e meu namorado 17, o nosso namoro é santo e creio q tem agradado ao Senhor...Antes de namorar me sentia i fluenciada pelo meu pai por conta da cpr da pele...Deus mudou o meu coração,mas apesar do meu ai ter permitiso q a gente namorasse o coração sele está endurecido e demonstra n querer um genro negro...Pretendemos casar ,fazemos planos para p futuro,sempre qyis casar cpm o meu primeiro namorado mas e meu pai? ';( Creio Que Deus tem suas formas trabalhar e ele mudou minha forma horrivel de pensar e hj ñ vejo o tom de pele um problema para n namorar alguém

Joao Cruzue disse...

Oi minha irmã de 15 anos, a Paz de Cristo. Você está de parabéns pela ausência de preconceito. Mas, tenho uma sugestão para você: dedique-se aos estudos, no tempo da minha bisavó, casava-se até com 13 anos. Hoje, é prudente para a jovem estudar, formar-se e depois casar. É mais seguro. A não ser, que o Senhor abra uma exceção. Muito obrigado pelo seu comentário, e Deus continue lhe abençoando muito.

Unknown disse...

Olá ,sou Bianca tenho 19 anos e estou orando por um garoto de 23 anos missionário ,eu sigo um ministério na minha igreja de música ,dança e teatro ,e o ministério dele é teatro e missões .
Eu ja namorei a 3 anos com um menino de igreja porém nao foi da vontade de Deus por conta de nao levarmos o namoro espiritual a sério ,então pedi direção de Deus e fiz a melhor escolha ,terminei . E então ja conhecia esse meu amigo missionário a um tempo e descobri que ele ja orava por mim desde quando eu o vi pregar pela primeira vez na igreja , eu ainda estava namorando , e desde então começamos a ter mais afinidade ,conhecendo um ao outro ,saimos sozinhos duas vezes ,e estamos caminhando com calma e prudência, confesso que ele me faz bem e eu tbm faço a ele ,ele disse que nao fujo dos padrões de uma mulher que ele sempre pediu a Deus e pra ser sincera ele é totalmente diferente de mim em personalidade, rs mas ate que estou gostando , ele é um cara de caracteristica forte !
Mas ainda tenho uma certa dúvida de é isso que quero ou nao ,por conta do chamado dele ,ele voltou faz pouco tempo do haiti por trabalho missionário eu me envolvo to em missões nacionais tbm ,mas isso ainda tenho dúvidas por que é uma escolha séria .
É isso ,só quis espor minha experiencia de agora ,e gostei mto do blog dessa publicação me ajudou tbm bastante em referências bíblicas e entender mais sobre o assunto ,obrigado Deus abençoe .

Joao Cruzue disse...

Para Bianca:

Colossenses 3.15 "E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.!" A paz de Deus em nosso coração seja o árbitro de nossos sentimentos. Se você tem dúvidas sobre um compromisso sério no futuro com este moço, não siga em frente. Quando fui namorar para me casar, o Senhor mostrou a moça, eu fiz a prova com Deus, a resposta não trouxe dúvidas e eu fui em frente, namorei, noivei, casei-me há 32 anos. Passamos por muitas lutas, principalmente financeiras, mas Deus tem nos sustentado. Como eu disse antes, o Senhor mostrou, confirmou de uma forma inequívoca, e eu mal tive tempo para pensar muito, fui lá e propus namoro.

Onde há dúvida, não adianta seguir em frente, porque não vai dar certo. As coisas não são do tipo, vamos deixar como está, para ver como é que fica. Quando é Deus que prepara, não existe sombra de dúvida nem um coração preocupado.

Deus lhe abençoe, muito!

Irmão João Cruzué


.



Anônimo disse...

Olá PR. Queria dividir com alguém que realmente tenha mente de Cristo, as minhas aflições, se puder entrar em contato ficaria grata.
Pois tem 1ano e 2 meses que me convertir ao Evangelho, sou separada a 11 anos do pai dos meus filhos, e aproximadamente 3 anos atrás tive um sonho, e passei um dia inteiro perguntando pra Deus de José do Egito, o que Significavá aquele sonho, e então ele me respondeu com uma mensagem no meu coração, que seria a restauração da minha família, mas nunca entendi o que seria essa restauração, foi quando eu aceitei a Jesus e os meus filhos tbm, que comecei a compreender,
Mas no entanto por outro lado continuo sem marido, ou seja,sinto que minha família ainda não está restaurada por falta que o pai dos meus ainda não está conosco, e que Deus não tem permitido outra pessoa conviver comigo e os meus filhos,eu estou esperando que ele volte pra nós, mas ele tem outra mulher, não é casado mas mora junto e tbm não tem filhos com ela.
O que devo fazer: esperar, ajudar Deus como Sara, ou você acha que eu estou esperando por algo que não me pertence?
Aguardo ansiosa pela sua resposta.
Meu e-mail verilene.nunes@Hotmail.com

Unknown disse...

OLÁ A PAZ DO SENHOR JESUS , GOSTARIA DE UM CONSELHO , CONHECI MEU NAMORADO PELA INTERNET APESAR DE RECIOSA , POR CONTA DE SER A INTERNET , ELE É OBREIRO DA ASSEMBLEIA DE DEUS E EU TBM , ANTES DE CONHECE-LO MINHA IRMÃ MAIS VELHA UM MES ANTES TEVE UM SONHO QUE HAVIA CHEGADO O TEMPO DE DEUS NA MINHA VIDA , QUE APARECIA UM MOÇO IGUALZINHO AO MEU NAMORADO COMO ELA SONHOU ACONTECEU , EU NÃO SEI ESTOU UM POUCO RECIOSA MESMO COM O SONHO , NO FINAL DE SEMANA ELE VEM PEDIR A MINHA MÃE EM NAMORO PARA MINHA MAE E VEM FALAR COM MEU PASTOR , ESTOU COM UMA PREOCUPAÇÃO AS VEZES É COMO SE TIVESSE MEDO DE IR EM FRENTE COM O COMPROMISSO TENHO 37 ANOS E SOU 5 ANOS MAIS VELHA QUE ELE , GOSTARIA DE UM CONSELHO !

Joao Cruzue disse...

A paz, minha Irmã.

Sou um pouco cético com esta questão de sonhos, porém sei que uma das causas de maior erro em escolhas tem um nome> ansiedade. Nestas questões de namoro, sempre tem gente sonhando e torcendo para que a pessoa solteira encontre seu par perfeito e se case. Quando o casamento acontece e, pouco depois dá tudo errado, as mesmas pessoas que contaram um sonho onde o príncipe era o fulano, agora já começam a dizer exatamente o contrário: que o fulano era um safado e que você foi adiante porque não quis ouvir o conselho delas.

Tenho uma forma de orientação um pouco diferente. A nossa própria oração, aquela que Jesus ensinou - entra no seu quarto, fecha a porta e ora ao Pai que está no Céu. Não se trata de uma oração de disco quebrado, egoísta, mas de um tempo que você separa para orar por várias coisas, apresentar a Deus as causas de várias pessoas (intercessão) e entre os pedidos para os outros, você também apresenta a sua necessidade para o Senhor. E vai orando. Segunda, terça, quarta... faça disso um hábito. Um dia, o Senhor vai colocar na sua frente o seu amado. Confie mais nas suas orações que nos sonhos e palpites dos outros. Parece difícil, mas só no começo. Quando o seu amado chegar, você vai estar com seu coração em paz, calmo, tranquilo, sem nenhuma dúvida. E sobre isso, onde existe dúvida, alguma coisa não está certa. Por, isso vale a pena adquirir o hábito de orar sempre, sozinha, com a porta do seu quarto fechada, fazendo uma leitura bíblica, preparando uma lista de pessoas para interceder (enfermidades, desemprego, falta de saúde, gente com problemas com drogas, etc) no meio do pedir para os outros, você também inclui as suas necessidades.

Se tem algum falta que precisa fazer um concerto com Deus. Vai e coloque sua vida em ordem no altar da oração. Se é inerte nas atividades da Igreja, arranje algo para fazer. Se não tem tempo para ler a palavra de Deus, arranje o tempo. Se guarda alguma mágoa em seu coração, faça um acordo diante de Deus e perdoe a pessoa. Se tem dívidas e não pode pagar, vai até o credor e entre em um acordo. Deixe sua vida em ordem o mais que puder. Sei que todas estas coisas não nos dá o direito de merecer qualquer coisa de Deus, porém a experiência mostra que o Senhor Deus deu testemunho de Jó, porque ele era um homem sincero, reto, e que fugia da aparência do mal. E por esta razão, depois de ter perdido tudo, ganhou de volta tudo em dobro.

Irmã Angélica, Deus lhe abençoe. Esforce, e Deus vai cumprir o desejo do seu coração. Além de responder suas orações em favor dos outros.


Jeremias 33:3, para sua meditação.

Do seu irmão em Cristo,

João Cruzué


.

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS IRMÃO... PASTOR ESTOU DESESPERADA SEM SABER QUE ATITUDE TOMAR.. ANTES DE ME CONVERTER NAMOREI UM RAPA
Z MAS TERMINAMOS PQ ELE NÃO ME AMAVA...TINHAMOS UM RELACIONAMENTO BOM E EU O AMAVA MUITO... AGORA ME BATIZEI E ELE VOLTOU A ME PROCURAR, PIOR AMO ELE DEMAIS E POR ISSO ACEITEI MAS ELE ME DISSE QUE NÃO ME AMA E QUE NO MOMENTO NAO QUER NADA SERIO...AS VEZES ME TRATA COMO SE EU NEM EXISTISSE E ISSO ME DOI MUITO. POR OUTRO LADO QUERO SER FIEL A DEUS E FAZER AS COISAS CERTAS, SENDO QUE ESTA SITUAÇAO PARA MIM TA SENDO MUITO INCOMODA. QUANDO TENTO TERMINAR ELE VOLTA A ME PROCURAR DAI NAO CONSIGO DIZER NAO. POR FAVOR ME AJUDE...COMO DEVO PROCEDER DIANTE DESSA SITUAÇAO, POIS JA NAO ME SINTO FELIZ COM ESSA VIDA QUE LEVO, QUERO SEGUIR RETA NO CAMINHO DE DEUS...

Joao Cruzue disse...

Cara jovem e Irmã em Cristo,

Sem muitas palavras: este moço é um laço do diabo para destruir sua vida sentimental. Fique firme com o Senhor Jesus e resista o diabo. Está em suas próprias mãos ser feliz ou deixar o diabo esculhambar com o futuro que o Senhor tem para você.

Escolha ser feliz, esperando o abençoado que Deus tem para você. O que o diabo está tentando lhe empurrar, não presta.

Em nome do Senhor, tenha juízo!

Para sua meditação: I João 2: 3 e 4

"Aquele que diz: Eu o conheço, mas não guarda seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. E nisto sabemos que o conhecemos, se guardarmos os seus mandamentos.

.


Anônimo disse...

Um colega da faculdade me passou um indereco com data e hora me convidando a comparecer, não sabia o que se tratava, perguntei o que seria? Me falou que seria um pedido de casamento, eu rir porque achei que fosse brincadeira, pesquisei o endereço e vi que era uma igreja evangélica. Depois de alguns dias confirmei. E como eu gostei sempre vou mas a gente se fala pouco...em redes sociais só assuntos da faculdade. Eu estou pensando em me converter a Jesus. Mas até hoje não sei o que esse colega quer.

Joao Cruzue disse...

Obrigado pelo seu comentário. Eu me converti aos 19 anos.Foi a melhor decisão da minha vida.