domingo, março 30, 2008

Conselhos para sair da depressão

TRÊS CONSELHOS
PARA VENCER
A DEPRESSÃO


Photobucket


João Cruzué

Esta mensagem foi escrita para quem anda deprimido ou sofrendo com a perda de muitas batalhas, e necessita desesperadamente de estratégias para ganhar uma guerra. Quero dizer que não importa a situação em que você se encontra, posso profetizar que há certeza de vitória para você, desde que leia os conselhos, guarde e os ponha em prática.

Primeiro conselho: não fique preso ao passado.

Se a causa dos problemas está no passado (e não vou fazer uma lista) cada vez que você fica olhando para trás, um pensamento de amargura pode invadir seu coração. Posso ilustrar isso com o caso do enterro do gato.

Morreu o gato de uma família e as crianças combinaram fazer um enterro solene para o bichano. Como gostaram muito da brincadeira, decidiram deixar o rabo dele prá fora. No outro dia repetiram o enterro. Outra vez deixaram o rabo do gato de fora. A cada enterro, porém, o mau cheiro ia ficando insuportável, até que resolveram parar.

Você não vai conseguir resolver seus problemas ou sair deles, se todo dia ficar desenterrando um "gato" que está no seu passado. Esta decisão foi-me muito útil e este conselho está na Bíblia em F
ilipenses 3:13 e 14. Examine. Deus quer que mude seu olhar para o futuro, pois será de lá que virão suas vitórias.

Segundo Conselho: Oração e exercícios físicos

A oração é a chave que abre a porta do Céu. Mas há duas condições para orar e ser ouvida/o. Se você ainda não aceitou Jesus como Senhor de sua vida, vá ao Culto da Igreja Evangélica mais próxima, e diga ao pastor que precisa reconciliar-se com Deus - aceitar Jesus. Se você estiver afastado da fé por algum problema, procure a Igreja onde se afastou, se ela for próxima, e volte para Jesus. Por que é preciso fazer isto? Resposta: Evangelho de João 9:31.

"Ora, nós sabemos que Deus
não ouve a pecadores;
mas
se alguém é temente a Deus
e faz a sua vontade,
a esse ouve".


Se você não se enquadra nas duas situações anteriores e está debaixo da maior luta, não se desespere. Os dias no Vale são tempos de preparação para a melhoria do caráter do cristão e para que ele esteja preparado para bênçãos maiores que estão próximas. Na Bíblia quem passou por isso foi Jó: depois da grande aflição ele ganhou de Deus o dobro de tudo que possuia.

Durante os 11 anos de grande desemprego que passei onde as coisas não davam certo, eu fazia regularmente longas caminhadas em uma rua calma próxima de casa. É provado pela medicina que os exercícios físicos estimulam a produção endorfina pelo cérebro. Durante essas caminhadas eu orava. Na Bíblia há uma pessoa que fez uma longa caminhada em tempos de depressão: o profeta Elias em 1Reis 19:4 ao 7.

O tempo que você passa em comunhão (conversando) com Deus é o tempo que Ele vai ajudá-la/o a resolver seus problemas. Ele sabe perfeitamente tudo sobre eles, mas cabe a você a iniciativa de procurá-LO. O que muita gente não sabe é que o SENHOR tem interesse em manter um relacionamento firme conosco para abençoar-nos - como fez com Jó - enquanto que a nossa realidade mostra que não temos muito interesse em conversar (orar) e construir um relacionamento vitorioso com ELE.

Terceiro Conselho: Não fique desocupado

Ao longo da Bíblia podemos ver Deus observando um padrão para escolher (muitos são os chamados, poucos os escolhidos) pessoas para liderança. Posso afirmar que este padrão é o trabalho. Em um processo de escolha Deus nunca separou alguém para uma vida vitoriosa, entre gente ociosa. Talvez porque pessoas ociosas além de nada fazerem desenvolvem o mau hábito de uma língua extremamente crítica - o que pode ser visto nas duas conversas entre Deus e satanás nos dois primeiros capítulos do Livro de Jó.

Uma das principais razões porque há tanta gente triste, amargurada, deprimida entre cristãos é a falta de ocupação ou a recusa de assumir responsabilidades na obra do Senhor. Ora, se a presença do Espírito Senhor na vida do crente traz alegria, qual será o motivo de tantas faces tristes, amarguradas e deprimidas? Deve ser que, quando recusamos a nos ocupar com as atividades de nosso chamado, entristecemos o Espírito Santo, dia após dia, até que fiquem de resto as cinzas de uma brasa que se apagou lentamente. Na Bíblia estude o
primeiro capítulo do Livro de Josué.

Photobucket
O sorriso da vitória
Conclusão

Não traga o passado para o presente; olhe para frente. Reconcilie-se com Deus para que sua oração seja ouvida; não deixe de praticar exercícios físicos. Procure envolver-se e assumir responsabilidades na Casa do Senhor. Fique firme, não desanime, porque você vai ganhar esta guerra. Olhe bem para esta foto. Pela fé posso ver o mesmo sorriso em você, se ouvir o que o Espírito do Senhor tem falado.


João Cruzue
blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com

.

9 comentários:

Chico Espíndola disse...

Olá João, tava dando uma lida aqui gostei da ilustração do enterro do gato.
Um abraço!

Jessé Wesley disse...

Fico feliz por ler coisas tão boas, parabens...

Quando der de uma passadinha em meu blog:
Blog
http://prjessewesley.blog.terra.com.br/

Neuma disse...

Olá,
Gostei muito do q li por aqui.. Adorei o modo claro como apresentaste a importancia da oração. Tb creio desta maneira ,
Graça e paz

Anônimo disse...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic

Anônimo disse...

Agradeço estas palavras, prque justamente hoje estava começando a me sentir muito mal. Suas palavras me deram novo ânimo, principalmente porque preciso me desligar do meu passado, não posso mais viver desse jeito. Deus lhe abençoe.

Roselne disse...

Roselene

Gostei muito dos conselhos ...irei aplicá-los.

Não consigo viver mais nessa angústia.

Obrigada Senhor....

Anônimo disse...

Ola! estou passando exatamente por isso(depressao),devido ao passado e problemas,mais decidi mudar minha vida.Comecei a luta parando c os medicamentos pq estava dependente deles como drogas viciam a seus usuarios,assim estou passando pelo periodo da abstinencia deles(medicamentos),os sintomas sao horriveis,mais determinei q vou vencer c JESUS.Quando entrei nesse site por curiosidade,encontrei tamanha palavras sabias,como a historia do gato(passado).Confesso q nao e facil,e uma luta,porem nao estou sozinha coloquei o senhor a frente,estou orando e comecei me exercitar tambem.Quanto ao trabalho estou afastada,e tambem quero mudar d profissao,mas q seja da vontade do senhor.Ainda bem q podemos encontrar pessoas sabias c palavras para nos ajudar.Tenho certeza q muita gente se enquadra em algum desses problemas e ler isso e colocar em pratica ira ajudar muito.Obrigada e parabens pela materia.

Anônimo disse...

anonima...
Entrei nesta página acreditando nas aplavras de Nosso Senhor esou passando pelabatalha espiritual grande sendo que estou c uma bebe de 08 meses e uma filha de 08 anos e estou vendo meu marido sair para o mundo....pela primeira vez este sabado passado, para ajudar com total apoio da família dele, que estão me ignorando em todos os sentidos, eu optei comum acordo sair de meu emprego (ao qual acredito ser uma benção estar com minhas filhas no momento sendo uma mãe presente) O senhor me agraciou neste sentido,me mudei de casa para uma faço questão disto de pagar a mãe dele (pagamos aluguel)mudei minha filha de escola, abri mão de tudo, mas Deus me ajude a 1 semana não consigo nem limpar o chão de minha casa, tenho somente mantido a ordem pelas minhas filhas, por mim,,,,,não...presciso de ajuda do Senhor Deus...espero um dia voltar com dizeres melhores...

Anônimo disse...

Eu era temente a Deu sabe, ainda sou, não me julguem pelo que falei, mas eu já chorei em noites escuras clamando a misericórdia de Deus pra me tirar da depressão....1 ano se passou e hoje tomo medicamento, não to vendo efeito nenhum,,, será que eu não merecia misericórdia?