terça-feira, outubro 30, 2007

O significado bíblico do não.

não!

Não deixe de ler: as mensagens de João Cruzué
João Cruzué

Dias atrás iniciei uma pesquisa bíblica sem grandes pretensões sobre o amor de Deus. Tive o maior trabalho de compilar todos os versículos no bloco de textos do Windows, depois exportei para o ms-excel e na base do Ctrl+L comecei a contar quantas vezes a palavra SIM está escrita nos quatro livros do Evangelho. Depois, fiz a mesma coisa com o verbete NÃO.


O curioso é, que no meu local de trabalho, um colega deixou uma Bíblia Digital da Sociedade Bíblica Trinitariana, chamada Bíblia América - e ela tem um contador de palavras.

Coincidência?

Então fui avante, e acrescentei mais uma palavrinha - TALVEZ!

O escore da pesquisa foi este: A palavra SIM está registrada 462 vezes na bíblia, em 435 versículos. A palavra NÃO tem 8.409 registros, em 6.772 versículos. E, a palavra TALVEZ consta 09 vezes, sendo que apenas uma vez no Novo Testamento em Lucas 20:13 - "E disse o senhor da vinha: Que farei? Mandarei o meu filho amado; talvez, vendo-o, seja respeitado".

Assim pude registrar algumas impressões. Deus realmente nos ama e uma de suas palavras de amor mais freqüentes é o NÃO. O Decálogo é uma das maiores provas disso. Quando Deus ordena - Não matarás , Ele está ensinando a preservar a vida. Em tempos de tanta violência a vida das pessoas às vezes vale menos que 40 centavos. Quando Deus diz não furtarás, está ensinando que devemos viver com produto do suor de nosso rosto. Quando Ele ordena Não cobiçarás as coisas do próximo, Ele quer que saibamos agradecer aquilo que temos, enquanto espera que oremos pedindo exatamente o que nos falta - para que Ele nos ajude a conseguir. E assim por diante. Quem ama verdadeiramente está sempre dizendo NÃO!

Um exemplo concreto são as palavra de u'a mãe. Em todo o contexto de suas advertências aos filhos pequenos está patente o seu amor quando ela diz NÃO. Da mesma forma faz o Senhor.

Outra impressão interessante é que nosso nosso Deus não é um Deus de talvez! Os profetas da Bíblia usaram esta palavra por quatro vezes e em todas elas condicionavam a possibilidade de uma perdão se houvesse arrependimento.

É um fato comum em nossa forma de desejar que Deus sempre diga SIM as nossas orações. Fazemos centenas delas e concluímos com estas quatro palavras "mágicas" - Em nome de Jesus! E quase sempre o emprego não vem, o namorado não é fulano, o salário nunca aumenta, o pastorado cada vez mais distante, você já está indo para o terceiro, quarto vestibular, e nada da Universidade, aquela dívida que você nunca recebe - aborrecimentos.

Se Deus nos ama, por que Ele insiste em dizer NÃO?

Somos peritos em nos apresentar diante Dele como "chorões" esperando que com uma oração bonita, chorosa, vamos receber tudo o que queremos, bênçãos e mais bênçãos caindo do céu em nosso colo. No princípio de nossa fé, isso costuma mesmo acontecer, mas Deus não deseja que sejamos eternos bebês. Ele tem uma característica interessante: de abençoar os que trabalham, aqueles que "ralam" no dia a dia. É por isso que há incrédulos que prosperam, materialmente falando, enquanto muitos crentes não. Por que? Porque a bênção quando é possivel de ser conquistada é 90% pelo trabalho e 10% pela oração. É possível que alguém consiga o que precisa ao longo da vida somente orando. Mas esta possibilidade é bem remota se você tem um cérebro, dois olhos, braços, mãos, pernas e pés - perfeitos. Fique meia hora em um hospital de câncer ou em uma enfermaria de hospital público para observar...

Deus somente renovou a promessa na vida de Moisés depois que ele saíu do ócio do Palácio do Faraó e foi trabalhar no meio do deserto cuidando dos rebanho do sogro. Deus não chamou nenhum dos filhos de Jessé que estavam à toa em casa, mas escolheu e mandou ungir a Davi que estava no campo, debaixo de sol, trabalhando.

Já ouvimos muito isso: "Se eu soubesse quem inventou o trabalho eu mandaria matá-lo!" Trata-se de uma asneira ímpar, pois Deus é um ser que trabalha; foi Ele quem primeiro trabalhou. Em João 5:17 está registrado outra característica divina do trabalhar: "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também". O ócio, na Bíblia, levou o Rei Davi ao pecado, e o maior ocioso da história é o diabo. Por duas vezes ele repetiu para Deus, no Livro de Jó, o seu atributo básico que é a vagabundagem: "Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. Jó 1:7 e 2:2.

Sua bênção não vem? Sente-se diante de Deus e comece a planejar o que pode fazer, enquanto continua orando. Deus não moverá um milímetro da vontade Dele, se você por si mesmo(a) for capaz de alcançar o que precisa, através do trabalho. Alguns crentes na sua pressa de atender as próprias necessidades começam a ir atrás de jogos de azar. Se você faz isto, por favor, reconsidere sua atitude, pois o dinheiro mal ganho é amaldiçoado, e uma maldição pode destruir um lar, uma família, e até tirar a sua vida. O dinheiro de jogo é um laço do diabo, cuja especialidade é enganá-lo para depois destruí-lo da forma mais triste e lenta possível.

Não culpe a Deus pelas coisas que lhe faltam, talvez você não estivesse vivo se Ele lhe desse tudo como resposta de qualquer oração. Certo pastor era um homem famoso por ser muito abençoado. O que ele orava, recebia, e durante muito tempo assim foi. Mas aquela temporara de SIMs terminou. Deus queria que ele experimentasse o outro lado da moeda. Um tempo veio que ele orava e não acontecia nada de bom. Ele era um completo fiasco. Aquele pastor foi se irritando com a situação, e um dia em oração ele desabafou.

-- Senhor! Como vou ter minha fé aumentada se para tudo que eu tenho orado agora o Senhor só diz não? Então o Senhor, ouviu e lhe fez saber isto: " A sua fé aumenta enquanto espera pela minha resposta. Então aquele pastor entendeu que durante o tempo que orava e Deus a tudo respondia, tinha pouca fé.

Para finalizar, Filipenses 4:13. "Irmãos, quanto a mim, NÃO julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim."

Querido(a), mãos à obra! E a boa mão do Senhor vai prosperar SIM o seu TRABALHO.

autor: João Cruzué
www.olharcristao.blogspot.com
cruzue@gmail.com
Obrigado pela sua visita.

.

Nenhum comentário: