quinta-feira, outubro 25, 2007

O momento da virada


Quando estava no segundo ano da faculdade, meu professor de matemática ensinou sobre o "ponto de inflexão". Ouvi, também, uma mensagem de um pregador sobre "O momento da virada" em I Samuel 30.6. Suas palavras foram muito úteis para mim, na época, enfrentando os anos finais de uma longa provação de 11 anos de desemprego.

Escolhemos o mesmo tema , isto é, o ponto de inflexão, usando o "momento da virada" na vida de Davi para trazer uma palavra para elevar o ânimo de quem precisa ouvir algo de Deus.

A luta com Golias deixou Davi famoso. A partir daí, ele começou a ser considerado inimigo do trono pelo próprio rei Saul. Foram poucos os seus dias de fama. Caçado como um animal, escreveu um salmo que diz assim: Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! "Salmo 42:1". Este cervo, o Orix, se escondia nas rochas mais altas dos montes , fugindo dos caçadores. Quando estava no limite de morrer de sede, ele descia do monte , bramando de angústia , diante dos caçadores, em busca de água. A sede o fazia decidir procurar por água mesmo sab
endo que seus algozes o estavam esperando.

Davi conhecia, na própria pele, este este detalhe.
E, Davi foi descendo da fama para ser um foragido. O inimigo sabia do propósito de Deus em sua vida e procurava levá-lo a erro ou a matá-lo pelas mãos de Saul. Davi era ungido de Deus, mas seus dias de glória ainda estavam no futuro. Quanto ao presente, ele andava se escondendo por cavernas
, desertos e até entre os inimigos, os filisteus.

A ele, foram se juntando os homens aflitos, endividados, amargurados; se fez chefe de 400 desses homens.
O momento da virada na vida de Davi aconteceu quando ele passava por uma aflição duríssima.

Estando fora da cidade, onde pousavam, vieram os inimigos amalequitas e deram com ímpeto sobre a cidade de Ziclague, incendiando todas as casas e levando cativas as famílias de Davi e de seus 40
0 seguidores.

Quando estes homens viram a cidade queimada, saqueada, suas famílias levadas cativas, entraram em um desespero tão grande que deciram apedrejar Davi. Eles o culpavam pela má sorte. Seguiam um homem azarado.


Enquanto eles procuravam por pedras, Davi chegou ao seu limite. Mas ele era diferente. Naquela hora de desespero ele tomou a decisão correta: foi buscar a face do Senhor. Mandou chamar o sacerdote Abiatar, que colocou o éfode, e Davi consultou ao Senhor: Perseguirei e alcançarei esses amalequitas? E o Senhor respondeu: Persegue, porque, decerto, os alcançarás e tudo libertarás! E foi assim mesmo que aconteceu.

Ah! meu amigo(a) leitor(a), como esta palavra fez bem ao meu coração em meus dias de aflição...

Foi naquele momento, que Davi foi posto a última prova, antes de seguir para um reinado de 40 anos. O diabo apertou Davi na beira do "precipício", mas saiu "derrotadíssimo" porque Davi em vez de murmurar, blasfemar, se desesperar, ele foi buscar a presença do Senhor.

Foi o momento da virada na vida de Davi. Ali, ele parou de descer e começou a subir. Dias depois, Saul morreu. Davi foi aclamado rei de Judá. Sete anos mais tarde, rei de todo Israel.

Ele tinha razão, quando escreveu:" Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Salmo 46, 1-2.

Esta mensagem foi escrita para quem estiver em situação parecida.

Se você ceder ao desespero diante do seu limite, seu adversário - o diabo, vai se alegrar, vai gargalhar às escondidas da sua derrota enquanto você vai estar culpando a Deus pela sua queda. Mas se em lugar de se desesperar, você se levantar da poeira e buscar a Deus, como Davi buscou, quem vai beijar a poeira vai ser o seu inimigo!


Amigo(a) leitor(a), quem sabe você esteja em luta duríssima, igual a de Davi.

Pela fé, eu posso ver rosto Deus sorrindo quando você buscar a face Dele e clamar por ajuda!
E, este também será o momento de sua virada!

Autor: João Cruzué
http://olharcristao.blogspot.com
cruzue@gmail.com



Nenhum comentário: